Prefeitura de Brusque sinaliza pontes para evitar passagem de caminhões muito pesados
Diretor de Trânsito lamenta falta de respeito de motoristas
Diretor de Trânsito lamenta falta de respeito de motoristas
A Secretaria de Infraestrutura Estratégia de Brusque está instalando sinalização em pontes da cidade para tentar evitar o tráfego de caminhões muito pesados sobre as estruturas. Uma delas é a ponte do Trabalhador, no bairro São Luiz, que está sendo o caminho de mais veículos desde a queda da ponte Santos Dumont, no Santa Terezinha, em abril.
“Fizemos sinalização ali, é proibido caminhões de 30 toneladas. Para frente, fizemos uma rota para esses caminhões fazerem o contorno pela rua lateral, para não ficar na alça de acesso, mas não respeitaram. Agora fizemos mais uma tentativa para tentar evitar isso e conscientizar as pessoas. Como nosso município é uma rota de passagem, fica complicado”, explica o diretor de Trânsito da Secretaria de Infraestrutura Estratégica, Renato Bianchi.
Ele lembra que, quando várias das pontes da cidade foram construídas, não se pensava que passariam cargas tão pesadas, que ultrapassam até 60 toneladas. “Estamos tomando essas ações para não condenar essas pontes mais antigas”.
Há duas semanas, a prefeitura definiu a interdição de outra ponte, no Limeira, que já tinha recebido sinalização para tentar limitar a passagem de veículos acima de 2,30 metros de altura e carga superior a duas toneladas.
A sinalização existente no local foi danificada, provavelmente pela passagem de um caminhão que superava os limites estabelecidos, o que motivou as autoridades a fecharem a passagem, que é uma ligação alternativa entre Brusque e Itajaí.
“A gente sabe que nossas estruturas das pontes, infelizmente, não suportam a tonelagem que os caminhões estão passando e não temos uma balança para controlar. Se tenho uma mesa que aguenta 10 quilos, por exemplo, se eu colocar 20, uma hora vai quebrar. Vemos que, pela situação que estão nossas estradas, esses caminhões estão circulando pela nossa cidade e prejudicando as pavimentações”, diz Bianchi.
O diretor explica que a secretaria estuda ampliar as rotas de caminhões, para que eles passem por pontes mais novas.
“Claro, vai ter a questão de aumentar o tempo do percurso, mas temos que pensar na segurança de todos”. Além disso, ele lembra que a prefeitura está realizando um levantamento sobre todas as pontes da cidade e estuda contratar um engenheiro especialista nesse tipo de estrutura para fazer vistorias.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: