Prefeitura de Brusque transmitirá licitações ao vivo pela internet
Medida deve ser implantada a partir de agosto deste ano, segundo o governo
Medida deve ser implantada a partir de agosto deste ano, segundo o governo
A Prefeitura de Brusque planeja iniciar, em agosto deste ano, a transmissão online, em tempo real, de todas as licitações realizadas pelo município. A informação é confirmada pela Controladoria-geral do município, órgão que está tratando do assunto na prefeitura.
Recentemente, o vereador Paulo Sestrem (PRP) enviou indicação à prefeitura para que desse mais transparência às licitações, as quais hoje são feitas a portas fechadas, e o resultado é divulgado posteriormente.
Leia também:
Moradora de Ituporanga vence concurso do Festival Nacional da Cuca
Cesta básica de Brusque tem maior alta em 12 meses
A Controladoria-geral do município encaminhou resposta à Câmara de Brusque informando que já está tomando providências para melhorar a transparência.
De acordo com o ofício enviado, a prefeitura está realizando adequações e fazendo orçamento dos equipamentos necessários para transmissão das licitações e espera que, até o mês de agosto, haja transmissão em tempo real de todos os processos licitatórios.
“Nós estamos já providenciando isso, promovendo algumas mudanças em termos de transparência, e a transmissão das licitações em vídeo e som é uma das novidades”, afirma o controlador-geral do município, Daniel Felício.
Segundo ele, há uma série de requisitos técnicos que ainda estão sendo analisados, sobretudo no que se refere a qual tipo de equipamento é o mais adequado.
Felício explica que o governo não quer colocar uma transmissão online sem se certificar que ela não terá travamentos ou problemas de áudio.
De acordo com o controlador, não será necessária a contratação de um profissional para operar o sistema de transmissão.
A ideia da prefeitura é que tudo fique devidamente montado na sala de licitações, e o próprio pregoeiro, na hora que iniciar a sessão pública, apenas de o start na transmissão.
A medida não é inédita em SC. Gaspar, por exemplo, já transmite online todas as suas licitações.
Leia também:
Polícias Civil e Militar terão sistema integrado de ocorrências
Escola do Guarani incentiva gosto pela leitura com Recital de Poesia
Neste ano, também foi sancionada uma lei estadual que obriga o governo do estado a transmitir online todas as suas licitações. O texto, de autoria do deputado Gabriel Ribeiro (PSD), determina que seja transmitida a abertura de envelopes com a documentação, a verificação se as proposta estão conforme o edital e o julgamento e classificação das propostas.
A intenção desse tipo de medida é possibilitar que mais pessoas tenham acesso ao que acontece no serviço público. As licitações, apesar de públicas, são realizadas em salas fechadas e os resultados, posteriormente, são divulgados apenas em diário oficial, que é pouco acessado pela população.