Prefeitura de Guabiruba adota medidas mais restritivas de prevenção à Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira
Devido ao aumento expressivo no número de casos da Covid-19 no município, a Prefeitura de Guabiruba decidiu reforçar a aplicação de medidas restritivas a fim de evitar a propagação da doença.
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, 26. “Estamos nos alinhando com outras prefeituras da região e também às medidas estaduais”, explica o prefeito Matias Kohler.
“Nos próximos sete dias, vamos monitorar os resultados e fazer uma avaliação geral ao final da semana que vem. Esperamos que em 15 dias o quadro esteja estabilizado. Caso isso não ocorra, as medidas terão que ser ainda mais restritivas”, ressalta.
Uma das principais mudanças nas regras de combate ao novo coronavírus em Guabiruba é a obrigatoriedade do uso de máscara. Até agora, o decreto municipal sugeria o uso do item. A partir de agora, nenhum estabelecimento poderá receber pessoas sem máscara, que também deverá ser usada na rua.
A Secretaria de Saúde de Guabiruba já distribuiu gratuitamente 32,8 mil máscaras à população. Quem ainda estiver precisando, deve procurar a unidade de saúde do seu bairro.
Conforme pesquisas enviadas à AMMVI (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí), a região é a que menos tem respeitado o isolamento social no Estado. “Precisamos ampliar esse isolamento, já que ele é a melhor medida de combate à Covid”, afirma o prefeito.
Embora a doença acometa pessoas jovens, a taxa de mortalidade é maior entre os idosos. “75% dos óbitos são de pessoas a partir dos 60 anos”, informa. Por isso, as medidas visam também a proteger ainda mais esse público.
Todos os estabelecimentos do gênero não poderão ultrapassar 50% da capacidade de atendimento no local mantendo distância entre as mesas. Nenhum poderá permanecer aberto após as 23h.
“Num primeiro momento vamos orientar. Em caso de descumprimento, o estabelecimento será notificado e se não for suficiente, será fechado por tempo indeterminado”, esclarece o prefeito Matias Kohler.
Acesso deverá ser controlado pelos estabelecimentos, evitando lotação e atendendo a todas as medidas de prevenção como exigência do uso de máscara, disponibilização de álcool 70% e permissão de entrada a somente uma pessoa por família.
Devem seguir todas as orientações constantes na Portaria N. 254 da Secretaria Estadual da Saúde, tais como: ocupação máxima de 30% da capacidade, idosos e pessoas do grupo de risco não devem comparecer às celebrações, uso obrigatório de máscara e álcool 70%, distanciamento de 1,5 metro entre os presentes e higienização contínua do local.
Polícia Militar, Vigilância em Saúde e Secretaria Municipal de Saúde são os principais órgãos fiscalizadores, no entanto, a partir da próxima segunda-feira, 29, todas as secretarias da Prefeitura de Guabiruba receberão atribuição de fiscal e seus servidores terão autoridade para atuar no cumprimento das normas estabelecidas nos decretos municipal e estadual.
Praças, parques, atrativos turísticos e outros espaços públicos ficam fechados por tempo indeterminado. A visitação está expressamente proibida.
Polícia Militar e Secretaria de Turismo de Guabiruba, com apoio dos órgãos de saúde e outras secretarias municipais, intensificarão a fiscalização em tais pontos.
As aulas presenciais permanecem suspensas seguindo as normas estaduais. As atividades continuam sendo repassadas aos alunos virtualmente, através das plataformas adotadas pela Secretaria de Educação de Guabiruba.
O esporte também segue as recomendações estaduais, ficando permitidos somente os treinos em clubes para atletas profissionais. Eventos de qualquer natureza, incluindo os esportivos, continuam proibidos.
Trilhas, acampamentos e atividades em grupo como caminhadas, passeios ciclísticos, partidas de bocha, dominó, entre outros, estão proibidos por tempo indeterminado.
A partir da próxima segunda-feira, 29, o gabinete do prefeito e vice da Prefeitura de Guabiruba estará fechado para atendimento presencial. O contato poderá ser feito pelo telefone 3308-3100 ou pelo e-mail [email protected].
As medidas foram decididas durante uma reunião do Comitê Gestor de Combate à Covid-19 de Guabiruba, que envolve representantes de todas as secretarias municipais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, 26.
Em essência, o novo decreto municipal apenas reforça a necessidade de cumprimento da legislação estadual já vigente e amplia a fiscalização. As decisões foram tomadas com base em números apresentados pelo mapa da Covid-19 em Santa Catarina.
“Na escala de gravidade, saímos do risco alto para o grave e estamos a um passo de entrar no gravíssimo. Se chegarmos a esse ponto, teremos que fechar tudo. Esperamos que pelos próximos 15 dias as medidas surtam efeito, as pessoas respeitem o isolamento e que a gente não precise chegar a esse ponto”, salienta Kohler.