Prefeitura de Guabiruba anuncia próximos passos para investimentos no abastecimento de água
A Prefeitura de Guabiruba já se prepara para formalizar o contrato de concessão de abastecimento de água, após julgamento do TCE-SC que referendou a licitação feita.
Depois da publicação da decisão no diário oficial – o que deve acontecer nos próximos dias – a Atlantis, que é a empresa vencedora da licitação, será convocada. Seu primeiro passo é constituir uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) que, em linhas gerais, é uma empresa que deverá atuar no município exclusivamente no setor para o qual obteve a concessão: tratamento e abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Depois de criada essa sociedade, assina-se então o contrato final.
Todo esse procedimento deve levar aproximadamente 45 dias. Ao longo desse tempo, a Atlantis, em conjunto com a Prefeitura de Guabiruba, irá preparar um plano de ação imediato.
Esse plano será discutido no final de semana e apresentado em detalhes na sessão da Câmara de Vereadores de Guabiruba da terça-feira, 18.
De acordo com o prefeito Matias Kohler, as ações mais urgentes a serem conduzidas são a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA); construção de um novo reservatório com capacidade mínima para 1,5 milhão de litros de água, já que o atual suporta somente 500 mil litros; e a construção de nova represa para melhorar a captação, visto que atualmente qualquer chuva mais forte obriga a paralisação do sistema devido à sua precariedade.