Prefeitura de Guabiruba e Sebrae-SC realizarão seminário sobre plano de turismo
Evento servirá de apresentação dos resultados obtidos durante dois meses de análises do setor turístico
Evento servirá de apresentação dos resultados obtidos durante dois meses de análises do setor turístico
A Prefeitura de Guabiruba e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (SEBRAE-SC) realizam, no dia 19 de setembro, 1º Seminário Participativo do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS).
O evento, que contará com palestra de Carlos Capellini e Amanda Morasco, consultores do Sebrae-SC, ocorrerá das 8h30 às 18h, no salão nobre da prefeitura.
Após efetuar estudos preliminares e o diagnóstico do turismo no município durante os meses de julho e agosto, os resultados obtidos serão apresentados no seminário. Na oportunidade, os participantes irão analisar as fraquezas e forças, além das dificuldades e oportunidades encontradas durante os dois meses de avaliação.
Após formulado, o PDITS terá como objetivo principal formular condutas que desenvolvam de forma integrada e sustentável o setor turístico de Guabiruba, associando a valorização cultural, a preservação ambiental e a participação comunitária, tendo como resultado final a geração de emprego e renda.
“Serão orientadores básicos dos futuros investimentos na atividade turística do município, tanto no que se refere ao poder público, quanto em relação a possíveis parcerias e investimentos oriundos do setor privado. Esperamos toda a comunidade para que possamos discutir essa área econômica tão importante”, ressalta o coordenador regional do Sebrae-SC, Alcides Sgrott Filho.
De acordo com o diretor de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável da Prefeitura de Guabiruba, Sidnei Dematé, saber as potencialidades e as deficiências do setor turístico da cidade, tanto nos comércios, quanto nos atrativos, é o primeiro caminho para o desenvolvimento da importante área econômica.
“Buscamos elaborar o Plano Municipal de Turismo e as diretrizes que se seguirão, para sabermos qual caminho tomar. Hoje temos um foco turístico pequeno, mas para ter um crescimento coordenado e coerente, precisamos dessas diretrizes, que serão elaboradas junto com a população”, enfatiza.
Programação
8h30 – Abertura dos trabalhos;
8h45 – Apresentação da metodologia de trabalho;
9h – Apresentação do diagnóstico de turismo;
10h30 – Coffee break;
11h – Trabalhos de análise SWOT;
12h30 – Almoço (livre);
14h – Continuação dos trabalhos de análise SWOT;
15h30 – Coffee break;
16h – Workshop de identificação do grau de importância de cada força e fraqueza identificada;
18h – Encerramento.