Prefeitura de Guabiruba não recolherá mais resíduos industriais como material reciclável

Aterro utilizado pelo município poderá levar multa se continuar realizando a coleta irregular

Prefeitura de Guabiruba não recolherá mais resíduos industriais como material reciclável

Aterro utilizado pelo município poderá levar multa se continuar realizando a coleta irregular

Há alguns meses, a Prefeitura de Guabiruba emitiu um comunicado solicitando a atenção  das indústrias em relação ao descarte de materiais. No entanto, o descarte irregular de resíduos industriais e têxteis continua a ser um problema frequente. De acordo com informações da empresa responsável pela coleta, ainda são encontrados materiais industriais em embalagens de lixo e comumente recicláveis.

Devido a esta situação, desde a segunda semana de setembro não é mais recolhido nenhum tipo de material proveniente de indústrias, exceto aquelas provenientes de áreas como copas, banheiros e escritórios. A informação foi divulgada pela coordenação da coleta de resíduos.

“São recolhidas cerca de dezenas de toneladas por mês desse material irregular. Em sua maioria são tecidos e malhas (descarte têxtil). Esse tipo de material gera problemas para as máquinas e equipamentos utilizados no aterro sanitário”, revela Alôncio Schirmer, responsável pela coleta em Guabiruba.

A Prefeitura de Guabiruba solicita às empresas que realizam o descarte de proteção de seus materiais industriais, encaminhando-os para empresas especializadas na coleta desses resíduos industriais específicos.

“O aterro utilizado (que fica em Timbó) é classe 2, ou seja, ele não pode trabalhar com resíduo industrial. A gente ‘carregou’ o problema até onde conseguiu, para ver se encontrávamos alguma solução. Vale lembrar que não é o município que não quer recolher, mas é o aterro que não pode receber esse tipo de material. Se receber, leva multa. Os ‘fios’ sempre prendem nas máquinas e trazem muitos problemas”, complementa Alôncio.

Divulgação

Descarte irregular

Durante as inspeções de rotina, também foram identificados pontos críticos de descarte irregular de resíduos. Ambos esses locais encontram-se desprovidos de edificações próximas e adjacentes a cursos d’água.

A Prefeitura enfatiza a importância de realizar o descarte desses itens em seus devidos locais designados.

A Estação de Transbordo de Guabiruba está disponível para receber itens volumosos, como colchões, móveis e outros objetos que estão sendo descartados de maneira inconveniente nas vias de nossa cidade. A localização da Estação é na rua Independência, no São Pedro.


Veja agora mesmo!

Após conhecer esposa pelo Facebook, advogado do Timor-Leste se muda para Brusque:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo