Prefeitura de Guabiruba planeja ampliação de estruturas de ensino em 2024
Secretário de Educação destaca importância de estruturas e formação contínua
Com o crescimento constante do número de alunos, a Prefeitura de Guabiruba procura desenvolver ações para manter a qualidade do ensino. No fim de janeiro, a administração municipal apresentou os resultados de 2023 e projetou 2024, e, na educação, o foco foi, além de aperfeiçoar as estruturas e ampliar a oferta, oferecer um ambiente de trabalho saudável para os funcionários.
O secretário de Educação Alfred Nagel afirma que, neste sentido, as escolas de Guabiruba trabalham com a premissa de que a educação não se restringe apenas à disciplina passada dentro de sala de aula, mas de toda a formação do cidadão.
“Para ter educação de qualidade, precisamos de profissionais qualificados e também um ambiente saudável e que dê condições para que desenvolvam as atividades da melhor maneira possível. Nossas escolas estão passando por melhorias constantemente”.
De acordo com números divulgados, o município registra, nos últimos tempos, entre 3% e 5% de aumento no número de alunos ao ano. “Tivemos muitos desafios durante o ano de 2023, um deles foi atender esse aumento do número de estudantes”.
Nos centros de educação infantil (0 a 3 anos), Guabiruba tem 925 crianças e praticamente tem a fila de espera zerada, enquanto no ensino fundamental são 4.886, além de 150 no Ensino de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com o Sesi. O município também foi responsável pelo transporte de cerca de 300 estudantes para universidades de Brusque, Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú.
Ações na prática
Em 2023, o município deu início a construção da nova escola Cesário Régis, do Lageado Baixo, que já está mais da metade pronta. Alfred explica que existe a necessidade de uma nova unidade no bairro já que as outras três estão sem espaço para mais alunos. Serão dez salas de aula. A expectativa é que seja utilizada a partir do segundo semestre.
No ano passado, foi finalizada também a ampliação da escola Padre Germano Brandt, no Aymoré, as reformas da João Jensen (Holstein) e Paulo Schmidt (Pomerânia), e também construídas salas de aula em outras escolas e creches.
Para 2024, a prefeitura tem um projeto pronto para nova creche do Centro da cidade, nas proximidades da Apae, na rua Paulo Kormann, no Centro. A atual creche ocupa um imóvel alugado e a nova terá uma estrutura parecida com a do Imigrantes. Serão dez salas e 1,3 mil m² de espaço. A licitação será lançada após o fim da obra da escola do Lageado Baixo e o investimento previsto é de R$ 5 milhões.
A prefeitura também realizou muitas horas de formação para os profissionais, em convênio com a Furb. Alfred destaca a importância dessa medida. “A secretaria ofereceu quase 300 horas de formação nos últimos anos, voltado para que o profissional dê a melhor aula possível. Não há possibilidade de professores ficarem estagnados. As condições de trabalho também são importantes e estou orgulhoso de dizer que poucos municípios ofertam o que a gente oferta aos professores”.
Outro foco da administração foi a segurança nas escolas, assunto que se tornou uma grande preocupação da comunidade após o atentado em uma creche de Blumenau em abril de 2023.
“Visitamos todas as escolas municipais e avaliamos as condições de segurança física (controle de acesso, muros e cercamentos). Projetamos intervenção em 15, e dividimos em três lotes para organizar os trâmites burocráticos. As metas 1 e 2 já foram licitadas e estão em andamento. Já a licitação para a meta 3 foi realizada nesta semana. Fechamos um ciclo, com investimento de R$ 500 mil”, detalhou Anderson Luiz Cavichioli, secretário de Planejamento Urbano e Infraestrutura.