Prefeitura de Guabiruba realiza 1º Mutirão de Castração de Animais
Serão 100 castrações, sendo 50 procedimentos destinados aos que estão em lares temporários
Serão 100 castrações, sendo 50 procedimentos destinados aos que estão em lares temporários
A Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde, com o apoio da ONG Protegendo os Animais com Todo Amor (Pata) realizará no dia 26 de maio o 1º Mutirão de Castração de Animais.
Serão 100 castrações de cadelas e gatas, sendo 50 procedimentos destinados aos animais que estão em lares temporários e outros 50 às famílias carentes que possuem renda total de até três salários mínimos. Uma Unidade Móvel da Clínica Veterinária Projeto Castração estará no município para a esterilização.
Os interessados deverão fazer a inscrição pessoalmente nos dias 5 de 12 de maio na Praça Theodoro Debatin, Centro (ao lado da Prefeitura) das 8h às 18h. Voluntários da Pata estarão no local realizando o cadastro e conferindo a documentação, que deverá ser apresentada: foto e dados do animal (peso, idade, histórico de saúde), documento do tutor, comprovante de residência e comprovante de renda de todos os familiares.
Conforme a secretária de Saúde, Patricia Heiderscheidt, a castração é uma das principais ações para inibir a reprodução descontrolada de animais. “A superpopulação de animais domésticos e abandonados pode ser tornar um caso de saúde pública. A castração vem no sentido de prevenir algumas doenças graves e evitar as ninhadas indesejadas que acabam motivando o abandono”, destaca a secretária.
Em parceria com a prefeitura, a Pata auxilia no mutirão e afirma que a ação vai evitar a reprodução sem controle de animais, reduzir o abandono, bem como controlar zoonoses e acidentes de trânsito envolvendo esses bichos. “A Pata faz um trabalho voluntário na causa animal, realiza ações preventivas com projetos educativos, divulgação de animais para adoção e castração de acordo com as condições financeiras. O mutirão com certeza será um marco para nós que lutamos por políticas públicas na causa animal”, ressalta a presidente da Pata, Kelly Cristine Stricker.