X
X

Buscar

Prefeitura diz que não recebeu sequer uma reclamação em relação ao horário reduzido de atendimento

Sem reclamações Em resposta a pedido de informação enviado pela Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Brusque apresentou documentação que revela que, apesar das cobranças públicas de entidades e vereadores, não foi registrada, na ouvidoria do município, uma única reclamação relacionada ao horário de atendimento em turno único de seis horas. A justificativa do governo […]

Sem reclamações
Em resposta a pedido de informação enviado pela Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Brusque apresentou documentação que revela que, apesar das cobranças públicas de entidades e vereadores, não foi registrada, na ouvidoria do município, uma única reclamação relacionada ao horário de atendimento em turno único de seis horas. A justificativa do governo veio acompanhada, também, de documentos informando reduções de custo com água e energia elétrica.


Audiência pública
A Câmara de Brusque realiza audiência pública nesta quarta-feira, 6, às 15h, no plenário da casa legislativa, sobre o projeto de lei que autoriza o poder Executivo a tomar emprestados até R$ 23,9 milhões do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), destinados ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana e à construção da margem esquerda da avenida Beira Rio. Os recursos previstos são oriundos do Programa Avançar Cidades, do Ministério das Cidades.

Impactos sociais
Em despacho emitido na terça-feira, 28 de novembro, no qual convocam a audiência pública, os presidentes das comissões de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira, Celso Emydio da Silva (DEM), e Serviços Públicos, Leonardo Schmitz (DEM), citam “os potenciais impactos sociais e financeiros que a aprovação do projeto poderá ocasionar” e adiantam que “a reunião terá por pauta o conteúdo do projeto a ser executado, a composição dos investimentos, o impacto financeiro nessa administração e nas seguintes, acaso aprovada sua execução”.


CPI do Samae
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a ocorrência de irregularidades em processo seletivo do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), reúne-se nesta na segunda-feira, 4, às 14h, no plenário da Câmara de Brusque.Na oportunidade, os vereadores membros devem avaliar dois ofícios recebidos pela CPI em novembro, um de autoria do diretor de ETA, Márcio Cardoso e outro formulado por Luciano Camargo, o denunciante, técnico laboratorista do Samae.

Anulação de perguntas
Em ambos os casos, é solicitada a anulação de perguntas feitas pelo vereador Deivis da Silva (PMDB) ao diretor presidente da autarquia, Roberto Bolognini, testemunha no processo, assim como Cardoso e Camargo. O primeiro ofício alega que Deivis atribuiu a Cardoso a afirmação de que o Samae seria uma entidade de “quinta categoria”. O segundo diz que o vereador, ao questionar Bolognini, teria dito que Camargo declarou que o Samae estaria distribuindo água sanitária à população.


 

Perda
O peemedebista e ex-vereador Ivo Melato, 81 anos, faleceu na manhã deste sábado, 2. Ele deixa esposa, três filhos e três netos.Melato foi vereador pelo PMDB em duas legislaturas: 1989 a 1992 e 1993 a 1996. Ele também era empresário. Apesar da idade, Melato continuava a militar na política, e era um dos principais críticos dos rumos tomados pela sigla nos últimos anos.


Cheiro de gás
A Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás) realizará serviços de modernização e substituição de equipamentos na sua Estação de Recebimento de Gás Natural de Brusque entre segunda e sexta-feira, 4 e 8 de dezembro.Os serviços incluem procedimentos operacionais na rede de distribuição, podendo gerar escape do produto de odoração do gás natural. Neste caso, é possível que a população confunda o eventual cheiro de gás – relacionado à dispersão odorizante e não ao energético em si – com um vazamento nas redes.

Sem problemas
Em nota oficial, a SCGás tranquiliza a população, reforçando que a operação “será realizada de forma supervisionada e devidamente controlada por suas equipes técnicas, não havendo risco de segurança às comunidades vizinhas da sua estação, nem de vazamento de gás natural”. A companhia informou ao Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil que realizará as atividades.


Casos de HIV
A Secretaria da Saúde de Santa Catarina alerta para o crescimento do número de casos de infecções pelo HIV, o vírus da Aids, especialmente entre os adultos jovens. Desde 2014, quando a infecção pelo HIV passou a ser de notificação obrigatória, o número de casos entre pessoas de 20 a 34 anos saltou de 757 para 1.051, em 2015, e para 1.080, em 2016. Esse grupo corresponde a 54% do total de 1.974 casos de HIV registrados no estado no ano passado, de acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.


Matrículas
A Secretaria de Estado da Educação iniciou o período de matrículas nas 1.073 escolas estaduais nesta quinta-feira, 30, de novembro, no ensino fundamental, médio, profissionalizante e nos Cejas (Centro de Educação de Jovens e adultos). A matrícula poderá ser feita até o dia 11 de dezembro. A matrícula no 1º ano do Ensino Fundamental só será aceita aos alunos que completam 6 anos até 31 de março de 2018. Também é preciso seguir os critérios de zoneamento, ou seja, a matrícula deve ser feita na escola mais próxima de casa ou do trabalho dos responsáveis.


Colônia de férias
A Secretaria de Educação de Brusque promoverá entre 10 de janeiro e 9 de fevereiro de 2018 o período de Colônia de Férias. No próximo ano, a iniciativa será oferecida para todos os estudantes da Educação Infantil que frequentaram o período integral em 2017. Os interessados devem preencher a pesquisa encaminhada pelos educandários. De acordo com a diretora, Mônica Soares, os atendimentos serão centralizados no CEI Bisa Olga Fischer, no bairro Limoeiro, CEI FIP, CEI Max Rodolfo Steffen, no Steffen, CMEI Rio Branco, CMEI Elsa Bodenmuller II, no Águas Claras e no CEI Hilda Anna Eccel, no antigo Senac.


Passaporte mais fácil
O governo federal informou na semana passada que, desde 1º de dezembro, não será mais necessário levar todos os documentos até então pedidos, quando do requerimento da emissão de passaporte. A iniciativa faz parte do programa “Brasil Eficiente”, que busca reduzir a burocracia. Agora não será mais necessária a certidão quitação de serviço militar e certidão de quitação eleitoral, nem o comprovante de recolhimento de taxas. Isso porque essas informações já estão disponíveis no banco de dados.


Licitações da semana

04/12 – segunda-feira
Pregão 012/2017 – 13h30
Aquisição de medicamentos manipulados

Dia 05/12 – terça-feira
Pregão 120/2017 – 13h3
Execução de projeto de ponte

Pregão 089/2017 – 17h
Aquisição de alimentos diversos

06/12 – quarta-feira
Pregão 114/2017 – 13h30
Aquisição de equipamentos e materiais de rede

07/12 – quinta-feira
Pregão 123/2017, 13h30
Aquisição de estojos e mochilas escolares

08/12 – sexta-feira
Pregão 010/2017 – 13h30
Prestação de serviços de alimentação