Prefeitura e BRDE assinam contrato de financiamento para início da margem esquerda da Beira Rio
Solenidade foi realizada nesta quarta-feira, 19, no salão nobre
Solenidade foi realizada nesta quarta-feira, 19, no salão nobre
O último dia de trabalho da Prefeitura de Brusque em 2018 foi marcado pela assinatura do contrato de financiamento com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para a construção da margem esquerda da avenida Beira Rio.
A solenidade foi realizada na tarde desta quarta-feira, 19, no salão nobre da prefeitura, e contou com a presença de vários secretários do governo, vereadores, além de representantes do BRDE e do governo do estado.
O financiamento, no valor de R$ 30 milhões, é o primeiro deste valor entre os municípios de todo o país, de acordo com o vice-presidente e diretor de acompanhamento e recuperação de créditos do BRDE, Neuto Fausto de Conto. “Esta obra servirá por muito tempo à sociedade de Brusque”, diz.
O projeto da margem esquerda da avenida Beira Rio tem aproximadamente quatro quilômetros de extensão. A obra iniciará na ponte Mário Olinger, popular ponte dos Bombeiros, e seguirá até as proximidades da ponte da Sociedade Santos Dumont, no bairro Santa Terezinha.
Além da abertura do canal extravasor, o projeto contempla uma série de intervenções ao longo do trecho: construção de ponte sobre o ribeirão São Pedro, com extensão de 30 metros de vão; prolongamento da ponte dos Bombeiros; escavação de aproximadamente 437 mil metros cúbicos; 2,5 milhões de toneladas de pavimentação asfáltica; quase 68 mil metros cúbicos de enrocamentos, 20 mil metros quadrados de passeios públicos e calçadas; além de um muro de contenção de 7 mil metros quadrados.
A diretora do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), Andrea Volkmann, lembra que o projeto da obra foi executado pelos servidores da pasta. “Foi um desafio para o DGI fazer o projeto de uma obra tão técnica e necessária. Agora chegamos ao fim de uma etapa e iniciamos outra, que trará um grande resultado para a mobilidade do município”.
O prefeito Jonas Paegle, que está de licença, fez questão de participar da solenidade. Para ele, a continuidade da margem esquerda da Beira Rio trará mais segurança para a população que já sofreu inúmeros prejuízos com as enchentes. “Será o nosso grande empreendimento para 2019. A cidade só vai ganhar com essa obra. Sabemos dos prejuízos com as enchentes e o benefício da Beira Rio é conhecido por todos”.
O diretor administrativo-financeiro do BRDE, Renato de Mello Vianna, destacou o benefício que a obra trará para a mobilidade do município. “Brusque estará preparada para os desafios do futuro”, diz.
O prefeito em exercício de Brusque, Ari Vequi, destacou a agilidade da Câmara de Vereadores de Brusque ao aprovar o projeto autorizando o financiamento e também aprovando as alterações que foram necessárias antes de passar pelo BRDE.
Vequi destaca que, com a assinatura do financiamento, o projeto está pronto para ir para a licitação. De acordo com ele, o edital deve ser lançado já no primeiro dia de retorno da prefeitura após as férias coletivas.
“Acredito que em março, se der tudo certo na licitação, poderemos já entregar a ordem de serviço para a empresa vencedora e iniciar a obra. Chegamos até aqui depois de quase dois anos de trabalho e espero que uma grande empresa vença a licitação. Procuramos fazer a coisa certa, tudo dentro da lei, para não ter problemas no futuro”, destaca.