X
X

Buscar

Prefeitura esclarece retorno do funcionamento das Unidades de Saúde de Brusque

Apenas cinco UBS do município já estão funcionando de acordo com a nova instrução normativa do Ministério da Saúde

A Prefeitura de Brusque esclareceu que a instrução normativa que divide os atendimentos das Unidades Básica de Saúde (UBS) em 70% para demanda espontânea, ou seja, pacientes que não agendaram consultas, e 30% para a agenda programada, que são os atendimentos de consultas agendadas, ainda não entraram em vigor em todas as unidades.

Segundo a diretora de atenção primária, Camila Granemann de Souza, apenas cinco UBS do município já colocaram isto em prática: Rio Branco, rua Nova Trento, Jardim Maluche, Cedrinho e Steffen. Nas outras, isto ainda não aconteceu por causa da pandemia.

A partir desta quarta-feira, 17, os treinamentos serão retomados para que as outras UBS implantem o acesso avançada, explica Camila.

Ela explica que a proporção de atendimentos espontâneos e agenda programada não tem que ser necessariamente de 70%-30%.

“Cada equipe vai estudar o seu território. O agendamento ainda vai existir, mas de 50% a 70% vai ser a demanda espontânea, para resolver o problema de hoje imediatamente”, diz.

Para agilizar o atendimento, o município já tem dois protocolos de enfermagem implantados: de acolhimento a demanda espontânea e de diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O enfermeiro pode realizar as consultas de enfermagem com este protocolo, dando vazão à demanda do dia.

O que é acesso avançado

Os atendimentos nas UBS de Brusque são divididos em uma porcentagem maior para demanda espontânea, ou seja, pacientes que não agendaram consultas, e o restante para a agenda programada, que são os atendimentos de consultas agendadas.

A prioridade dos atendimentos de agenda programada serão para consultas de pré-natal, puericultura e crônicos. A retomada das atividades nas UBS de Brusque foi autorizado por instrução normativa publicada no Diário Oficial do Município (DOM) na semana passada, que elenca também uma série de regras sobre como será o trabalho das unidades de saúde do município durante a pandemia da Covid-19.

A instrução normativa diz ainda que em caso de membro da equipe com teste positivo para Covid-19, ele será submetido às medidas de isolamento, de acordo com os protocolos. A UBS será fechada no dia para pulverização, e os demais membros da equipe serão encaminhados para avaliação no Serviço de Assistência Especializada (SAE) e a realização do teste rápido. No dia posterior à pulverização, a UBS retorna às suas atividades normais.