X
X

Buscar

Prefeitura explica cronograma de manutenção das esculturas de Brusque

Estátuas espalhadas pela cidade serão levadas para o Parque Linear, após conclusão da obra

Além do Parque das Esculturas, Brusque tem mais de 40 estátuas espalhadas em vários pontos da cidade. As obras são resultado das sete edições do Simpósio Internacional de Esculturas de Brusque, realizado de 2001 a 2007.

Localizadas em praças e outros espaços públicos, algumas das esculturas têm chamado a atenção da população por estarem sujas.

O diretor de paisagismo da Secretaria de Obras, Norberto Maestri, o Kito, afirma que a última limpeza realizada nas esculturas foi entre o fim de fevereiro e início de março deste ano.

Bárbara Sales

De acordo com ele, a falta de chuva acaba evidenciando mais a sujeira nas esculturas, que estão expostas a poeira e demais resíduos das ruas. “Com a estiagem, a poeira acabou acumulando mais do que o normal, por isso, essa impressão de que elas não são limpas há muito tempo”.

Kito destaca que a próxima limpeza das esculturas está agendada para o início da primavera, no mês de setembro, quando as temperaturas já estarão mais elevadas e o trabalho será mais fácil.

A limpeza das esculturas é realizada com água e um cloro especial, já que não é possível utilizar produtos químicos para não desgastar as obras.

Parque linear

Kito ressalta que a ideia da prefeitura é levar todas as estátuas que estão em locais públicos, para o Parque Linear, projeto que visa a integração do pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof com o Parque das Esculturas.

A licitação do Parque Linear teve como vencedora a empresa Freedom Engenharia, que será a responsável pela obra. O contrato da empresa com a prefeitura foi publicado no Diário Oficial do Município no fim de abril e tem vigência de 12 meses.

A ordem de serviço para o início das obras no local, entretanto, ainda não foi assinada. A diretora do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), Andrea Volkmann, explica que como a obra será executada a partir de um convênio com o Ministério do Turismo, segue um protocolo específico até a liberação para o início dos trabalhos.

“Após a homologação da licitação, o processo é encaminhado para a Caixa Econômica para a análise dos engenheiros e só depois da liberação de 20% do recurso e da permissão do banco é que podemos iniciar a obra”.