Prefeitura de São João Batista gastará mais de R$ 121 mil com locação de imóveis neste ano

Em comparação com ano anterior, município conseguiu reduzir quase 30% as despesas com alugueis

Prefeitura de São João Batista gastará mais de R$ 121 mil com locação de imóveis neste ano

Em comparação com ano anterior, município conseguiu reduzir quase 30% as despesas com alugueis

A Prefeitura de São João Batista deverá pagar neste ano quase 30% a menos em despesas de aluguéis. Atualmente, são seis imóveis locados com custo mensal de R$ 10.084,88. O maior valor de aluguel é em Arataca, com o imóvel destinado à retirada de saibro para manutenção de estradas do interior, de R$ 3.080 mensais.

O custo anual das locações será de R$ 121.018,56 em 2019, o que representa uma redução de 27% em relação ao ano anterior. Em 2018, os gastos com aluguéis da prefeitura foram de R$ 166.767,64, e em 2017, R$ 147.313,40.

Entre os imóveis alugados estão dois apartamentos para residência de médicos do programa “Mais Médicos”, no valor de R$ 1.250 cada, uma casa que é sede da Secretaria de Educação, de R$ 2.408,33; a sede da Banda Municipal, de R$ 1 mil; e a sede do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos (Ipresjb), de R$ 1.096,55.

O prefeito Daniel Netto Cândido explica que a redução com os gastos de aluguéis está ligada às medidas tomadas ao longo dos anos. Em 2016, por exemplo, a mudança na sede da Secretaria de Educação de um prédio para uma casa gerou uma economia de mais de R$ 10 mil por ano, além de mais espaço. “No Edifício Cunha eram alugadas três salas, que totalizavam 219 metros quadrados, enquanto que na casa onde estão hoje são 389 metros quadrados”, diz.

Outra mudança feita foi em 2017, nos setores que funcionavam no Centro Administrativo, no Edifício Kammer. A Secretaria de Infraestrutura foi para novas salas anexas ao prédio da prefeitura. A Junta Militar e o setor de Identidade foram para salas construídas junto à Delegacia de Polícia Civil.

O Sistema Nacional de Emprego (Sine), a Secretaria de Agricultura e a Defesa Civil passaram a funcionar em salas existentes na rodoviária. “Para isso foi necessária uma reforma, mas que valeu a pena pelo valor. Aquele espaço ocioso da rodoviária ganhou vida com o novo Centro Administrativo”, comenta o prefeito.

Além disso, o Serviço de Infra-Estrutura, Saneamento e Abastecimento de Água (Sisam) também não paga mais aluguel desde 2017. O atendimento funciona na rodoviária e os demais setores na Ribanceira do Sul, em uma casa da prefeitura.

Novos investimentos
Novos ajustes devem ser feitos pela prefeitura para que os gastos com aluguel reduzam ainda mais. Um dos investimentos prioritários, segundo o prefeito, é a aquisição ou construção de um prédio próprio para a Secretaria de Educação. Outra demanda também considerada prioridade é um espaço próprio para a Polícia Militar, em parceria com o governo do estado.

Para o prefeito, as despesas com locação, por vezes, são necessárias, mas é preciso estar atento aos gastos. No caso dos apartamentos aos médicos, por exemplo, Cândido afirma que a prefeitura não tem espaço disponível e que não vale a pena construir por ser um programa federal.

As locações da prefeitura

 

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