Prefeitura implantará salas de aula itinerantes
Estruturas estão em licitação e devem ser utilizadas para suprir demanda emergencial de vagas em creche
A Prefeitura de Brusque está contratando empresa para implantação de cinco salas de aula itinerantes no município. O edital foi lançado na semana passada e a prefeitura receberá as propostas, no setor de Licitações, hoje, às 8h30. Será considerada vencedora a empresa que apresentar proposta que contenha o menor preço por item.
Conforme o projeto desenvolvido pelo Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), a sala de aula terá projeto modular, que pode ser montado e desmontado de acordo com a necessidade de utilização em qualquer escola do município.
Os locais das execuções ainda serão apontados pelo DGI, totalizando cinco. Desde a solicitação até a execução, o prazo máximo deverá ser de 30 dias. No caso de atraso injustificado da execução, a empresa contratada estará sujeita à multa correspondente a 1,0% do valor do contrato.
Conforme a secretária de Educação, Gleusa Fischer, o objetivo é utilizar as salas itinerantes como reforço na estrutura que atende a Educação Infantil, visando diminuir o déficit de vagas em creche.
“O que estamos necessitando são salas modulares, que tem processo rápido de construção, para atender a demanda que está fora da creche e que precisa entrar. Como não há tempo hábil para construção, encontramos a possibilidade de trabalhar com salas modulares”, explica Gleusa.
Ela afirma que a proposta já foi implantada em uma escola na cidade e, como deu certo, será expandida. Segundo a secretária, a medida segue diretrizes propostas pelo Ministério de Educação, que recomenda a aplicação de uma metodologia de construções inovadoras para os educandários.
O projeto é de que essas salas possam ser deslocadas de uma escola a outra, conforme a necessidade, sendo montadas e desmontadas no tempo de uma semana. Duas delas são programadas para implantação no loteamento Ema II, duas para o Jardim Maluche e uma outra em local ainda a ser definido. Conforme a secretária, as estruturas são provisórias, já que nesses locais há projeto de construção de novas salas.