Prefeitura inicia fiscalização do uso de máscaras em estabelecimentos comerciais, em Brusque
Vigilância em Saúde e a Guarda de Trânsito de Brusque começarão nesta semana orientação e fiscalização
Vigilância em Saúde e a Guarda de Trânsito de Brusque começarão nesta semana orientação e fiscalização
Ainda nesta semana, a Vigilância em Saúde e a Guarda de Trânsito de Brusque começarão a fiscalização e orientação do uso de máscaras nos estabelecimentos comerciais do município. Informação foi divulgada pela prefeitura de Brusque, na tarde desta terça-feira, 14. Contudo, não foi especificado o dia de início das fiscalizações.
A medida visa cumprir o Decreto número 8.586, que disciplina o uso de máscaras e estabelece regras para o funcionamento dos serviços públicos.
De acordo com o secretário de Saúde, Humberto Fornari, a princípio a intenção não é punir, pois a perspectiva da prefeitura é a mudança de comportamento com a orientação para o uso da máscara e o distanciamento de dois metros.
“Nossos servidores vão visitar os comércios entre 8h e 20h e nos primeiros dez dias será somente voltada à orientação. Num segundo momento pediremos para que as pessoas saiam do local e poderá ocorrer até mesmo a perda provisória do alvará”, destaca Fornari.
Ele explica também que o objetivo principal é que evite-se a contaminação por coronavírus, a Covid-19. “Usar máscara para não contaminar roupas, objetos, alimentos. Não queremos que uma pessoa repasse vírus para outra, mesmo que inocentemente. Pedimos a colaboração dos nossos comerciantes para que solicitem aos clientes o uso de máscara e possamos proteger uns aos outros”, completa.