Prefeitura inicia instalação de 65 luminárias LED no Centro de Brusque
Ação faz parte da cooperação internacional 50 Parcerias Municipais pelo Clima
Ação faz parte da cooperação internacional 50 Parcerias Municipais pelo Clima
A Prefeitura de Brusque começou nesta semana a instalação de 65 luminárias LED na região central do município. A ação faz parte do projeto 50 Parcerias Municipais pelo Clima, convênio firmado entre o município e o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha.
A medida possibilita diminuir em até 85% o consumo de energia elétrica.
A instalação dos novos pontos de iluminação é fruto do investimento de cerca de 325 mil euros. Os recursos são provenientes do distrito alemão, contando com contrapartida de 10% do governo municipal.
O superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger, lembra que este é o segundo projeto em execução em Brusque, por meio da cooperação internacional. O primeiro foi a instalação de três estações inteligentes Smight, no segundo semestre de 2017.
“Teremos como monitorar essas luminárias via aplicativo. Saberemos quando elas não funcionarem e quando alguma precisar ser trocada. Além disso, poderemos aumentar ou diminuir a intensidade delas, de acordo com a luminosidade disponível, diminuindo até mais o consumo. É um grande ganho para a comunidade”, explica.
Antes de serem instalados nas ruas de Brusque, os aparelhos passaram por uma inspeção na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Na repartição, um representante alemão explicou aos servidores sobre o funcionamento das luminárias e, também, do sistema integrado que será utilizado para o controle dos pontos.
“O grande diferencial é que todas são georreferenciadas, conversam entre si. A gente consegue ter o controle, fazer chamada de reparo pelo smartphone ou pelo computador. Às vezes dependemos de que as pessoas liguem para a secretaria para solicitar os consertos. No caso das luminárias Led, o controle é todo pela internet”, afirma o diretor geral da pasta, Nik Imhof.
Os pontos de iluminação estão sendo instalados nas ruas Rodrigues Alves, João Bauer, Barão do Rio Branco e também na avenida Cônsul Carlos Renaux.
Segundo o prefeito Jonas Paegle, trata-se de um pontapé inicial, para que no futuro políticas públicas sejam idealizadas com o objetivo de uma cobertura maior da cidade com medidas sustentáveis semelhantes.
“É um primeiro passo que está sendo dado nesta parceria com a Alemanha. Podemos definir como uma economia inteligente. Essa nova tecnologia irá facilitar muito o trabalho, além de todos os benefícios climáticos, principal meta de toda essa cooperação”, afirma.