X
X

Buscar

Prefeitura inicia instalação de 65 luminárias LED no Centro de Brusque

Ação faz parte da cooperação internacional 50 Parcerias Municipais pelo Clima

A Prefeitura de Brusque começou nesta semana a instalação de 65 luminárias LED na região central do município. A ação faz parte do projeto 50 Parcerias Municipais pelo Clima, convênio firmado entre o município e o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha.

A medida possibilita diminuir em até 85% o consumo de energia elétrica.

A instalação dos novos pontos de iluminação é fruto do investimento de cerca de 325 mil euros. Os recursos são provenientes do distrito alemão, contando com contrapartida de 10% do governo municipal.

O superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger, lembra que este é o segundo projeto em execução em Brusque, por meio da cooperação internacional. O primeiro foi a instalação de três estações inteligentes Smight, no segundo semestre de 2017.

“Teremos como monitorar essas luminárias via aplicativo. Saberemos quando elas não funcionarem e quando alguma precisar ser trocada. Além disso, poderemos aumentar ou diminuir a intensidade delas, de acordo com a luminosidade disponível, diminuindo até mais o consumo. É um grande ganho para a comunidade”, explica.

Antes de serem instalados nas ruas de Brusque, os aparelhos passaram por uma inspeção na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Na repartição, um representante alemão explicou aos servidores sobre o funcionamento das luminárias e, também, do sistema integrado que será utilizado para o controle dos pontos.

“O grande diferencial é que todas são georreferenciadas, conversam entre si. A gente consegue ter o controle, fazer chamada de reparo pelo smartphone ou pelo computador. Às vezes dependemos de que as pessoas liguem para a secretaria para solicitar os consertos. No caso das luminárias Led, o controle é todo pela internet”, afirma o diretor geral da pasta, Nik Imhof.

Os pontos de iluminação estão sendo instalados nas ruas Rodrigues Alves, João Bauer, Barão do Rio Branco e também na avenida Cônsul Carlos Renaux.

Segundo o prefeito Jonas Paegle, trata-se de um pontapé inicial, para que no futuro políticas públicas sejam idealizadas com o objetivo de uma cobertura maior da cidade com medidas sustentáveis semelhantes.

“É um primeiro passo que está sendo dado nesta parceria com a Alemanha. Podemos definir como uma economia inteligente. Essa nova tecnologia irá facilitar muito o trabalho, além de todos os benefícios climáticos, principal meta de toda essa cooperação”, afirma.