Prefeitura se manifesta sobre denúncia de fezes e urina de rato na UBS do Limeira Baixa
Vereador Cacá Tavares (Podemos) mencionou situação na sessão da Câmara
Vereador Cacá Tavares (Podemos) mencionou situação na sessão da Câmara
Na sessão ordinária desta terça-feira, 26, o vereador Cacá Tavares (Podemos) relatou problemas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Limeira Baixa. Ele falou que funcionários reclamam de fezes e urina de rato na unidade e infiltração na sala de vacinas. Nesta quarta-feira, 27, a Prefeitura de Brusque, através da Secretaria de Saúde, se manifestou sobre o caso.
Conforme a nota divulgada, todos os locais em que são oferecidos os serviços de saúde pública em Brusque passam regularmente por cuidados e reparos. A secretaria afirma que a dedetização é uma das ações que são feitas dentro do cronograma e são constantes. Ela diz que assim que uma UBS é finalizada, na sequência, as demais recebem o serviço e isso ocorre durante o ano todo.
A secretaria também explicou que a UBS Limeira Baixa passou por dedetização e desratização nos últimos dias e que existe um prazo de até 15 dias para que o efeito seja concluído. Conforme os registros de serviço, a unidade recebeu estes cuidados em março e, mais recentemente, no dia 22 de outubro. Segundo a nota, além do uso de produtos adequados, armadilhas também foram colocadas no local.
A diretora geral de saúde, Camila Pereira, disse que a UBS recebeu atenção com urgência quando recebeu os relatos dos funcionários. “São 48 serviços que oferecemos, e temos diversas estruturas para isso. O cuidado é constante. Seja através de reparos, como também de dedetizações. Quando fomos informados em relação à UBS do bairro Limeira Baixa, pedimos urgência à empresa para realizar o serviço e na última semana reforçamos as ações”, explicou.
Conforme a nota, o secretário de saúde, Osvaldo Quirino de Souza, disse estar tranquilo em relação ao que foi trazido na sessão e que colocará toda a sua equipe a disposição para esclarecimentos . “Iremos abrir uma sindicância interna para verificar a veracidade dos fatos apresentados. É papel do vereador a fiscalização, mas estamos tranquilos, pois temos a certeza que sempre buscamos fazer pelo melhor. Vamos fazer o que é certo, recebemos a denúncia e vamos apurar”, disse ele.
Camila reafirmou o compromisso da Secretaria com os servidores e com a comunidade. “Estamos atuando na busca constante de manutenção. Temos um cronograma de ações, seja para reforma, como também para essas questões. A Administração Municipal tem priorizado a saúde, para cuidar da melhor forma da população. E estamos à disposição dos vereadores e da população para esclarecimentos”, concluiu a diretora.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: