Hemosc Blumenau/Divulgação

A doação de sangue é um ato altruísta que salva vidas. Na região, o Hemosc de Blumenau é o responsável pela captação, armazenamento e distribuição do material para 44 municípios, incluindo Brusque, atendidos por 30 hospitais credenciados.

Segundo o Ministério da Saúde, se as pessoas saudáveis doassem sangue duas vezes por ano, não teríamos falta. Por isso, é importante que as pessoas realizem de forma regular para manter os estoques que atendem toda essa região adequados e regulares.

Banco de sangue

Em Brusque, uma agência transfusional está instalada no Hospital Azambuja e funciona 24 horas por dia. Josiele Mafezolli é a biomédica coordenadora do setor, que conta com três biomédicos e dois técnicos de enfermagem.

A agência transfusional transfunde hemocomponentes nos pacientes do Hospital Azambuja: concentrado de hemácias, plasma fresco congelado, plaquetas e crioprecipitado.

O hospital é responsável por buscar o sangue em Blumenau. Normalmente, motoboys ou táxi capacitados são contratados para este fim.

“Geralmente a demanda é atendida. Se uma determinada tipagem sanguínea estiver baixa, eles avisam. Se não estiver disponível, não é enviado naquele momento e temos que esperar o estoque normalizar”, relata.

Crislaine Ebel, responsável pela captação do Hemosc Blumenau, conta que a distribuição é feita de acordo com a demanda e que as instituições, como o Azambuja, têm um pequeno estoque, mas os hospitais buscam diariamente ou até mais de uma vez por dia para atender à necessidade. Atualmente, segundo ela, a instituição está com os estoques suficientemente abastecidos, sendo o tipo O- a principal necessidade.

De acordo com Josiele, a situação que mais costuma demandar sangue são politraumas, geralmente causados por acidente de trânsito.

“O hemocentro depende exclusivamente da doação de sangue, que é voluntária e altruísta e é muito importante para manter os estoques adequados para suprir a demanda dos hospitais. A doação é uma atitude que salva vidas”, reforça.

Mobilização de municípios da região

Sem um local de doação fixo em Brusque, as prefeituras da região se mobilizam para transportar as pessoas que têm interesse em doar sangue até Blumenau.

Um calendário já foi estabelecido desde o começo do ano para que os brusquenses que se interessam em doar se organizem para o deslocamento. A próxima data é 29 de junho.

Até agora em 2023, Secretaria de Saúde de Brusque já levou mais de 150 moradores da cidade para realizarem doação | Foto: Divulgação

Os interessados podem realizar o agendamento on-line ou por telefone. De janeiro até junho, 155 pessoas já se voluntariaram a doar.

“Com dois dias de antecedência da data solicitada pelos doadores, entramos em contato para a confirmação, pois passamos a lista de confirmados para o Hemosc para se prepararem”, explica Mirrai Muller, responsável pelo setor de transportes da Secretaria de Saúde de Brusque. “Somos gratos em fazer parte desta ação e ver que cada vez mais a população está interessada e procurando participar”, completa.

Em Guabiruba, a prefeitura também faz ações constantes para incentivar a doação de sangue. “Temos alguns grupos que fazem doação periódica. Eles agendam com a gente e disponibilizamos o carro e o motorista até no sábado, porque muita gente não consegue ir durante a semana por causa do trabalho”, conta a secretária Amanda Kormann.

Ela destaca que a prefeitura tenta se adaptar às necessidades dos interessados e têm carros disponíveis diariamente para as pessoas que querem doar.

“Além disso, sempre colocamos duas datas para doação de sangue no calendário de datas comemorativas do município. Uma van então leva as pessoas até o Hemosc. Neste ano, será em 15 e 22 de julho”.

Em 2022, 170 guabirubenses foram levados pela prefeitura para fazer a doação. “Temos uma adesão muito boa. Sangue é algo que sempre precisa e sempre incentivamos a doação, e vemos que bastante gente do nosso município procura”.

Botuverá também disponibiliza veículos diariamente para ir a Blumenau apesar de a procura ainda ser baixa, de acordo com a secretária de Saúde Marcia Cansian.

Como doar

O Hemosc de Blumenau atende de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 11h, na rua Theodoro Holtrup, 40, no bairro Vila Nova.

Crislaine Ebel, responsável pela captação do Hemosc Blumenau, explica que o agendamento é necessário por causa da logística de atendimento e, principalmente, pela questão da validade do sangue. “Precisamos destinar as quantidades determinadas por dia”, explica.

O agendamento da doação pode ser feito de forma on-line ou pelo telefone 47 3222-9801.


Assista agora mesmo!

“Mar se tornou sepultura de muitos imigrantes”: como o dialeto bergamasco chegou a Botuverá