Prêmio Professor Transformador poderá reconhecer trabalho desenvolvido no Sesi Escola de Brusque

Professora Graziela Boaszczyk Dalcastagner desenvolveu no ano passado o projeto “Amigos da Horta” e está entre as três finalistas

Prêmio Professor Transformador poderá reconhecer trabalho desenvolvido no Sesi Escola de Brusque

Professora Graziela Boaszczyk Dalcastagner desenvolveu no ano passado o projeto “Amigos da Horta” e está entre as três finalistas

Incentivar as crianças a uma alimentação saudável e a experiência com a natureza, além do envolvimento dos pais nas atividades escolares dos filhos foram alguns dos objetivos do projeto “Amigos da Horta”, que levou a professora Graziela Boaszczyk Dalcastagner, do Sesi Escola de Brusque, a ser uma das finalistas do Prêmio Professor Transformador, que é promovido pela Base2Edu e pela Bett Educar. A professora concorre com outras duas finalistas ao concurso nacional, na categoria de Educação Infantil, sendo o único projeto representante de Santa Catarina, entre todas as demais categorias do prêmio.

Devido à pandemia de Covid-19, a cerimônia de premiação será online, a partir das 15h, desta terça-feira, 14, e também na quarta-feira, 15, diretamente da sede das entidades realizadoras, em São Paulo. As inscrições para acompanhar o evento serão realizadas pelos sites da Bett Educar ou Base2Edu.

Além da premiação, haverá também palestras com especialistas que vão abordar temas sobre o stress dos professores, autocuidado, alegria na educação e ferramentas pedagógicas importantes para superar problemas decorrentes da pandemia. Durante o evento, também será divulgado a próxima edição do Prêmio Professor Transformador, sendo que, todos os professores que se interessarem poderão submeter os seus Projetos Pedagógicos.

Sesi/Divulgação

“Estou muito ansiosa e com pensamento positivo para saber o resultado final. Os projetos de todos são incríveis, mas penso que nosso tem a possibilidade de ser o primeiro”, contou a docente.

Segundo a coordenadora de Educação Básica e Profissional do Sesi Senai de Brusque, Sandra Freitas, “todos os projetos realizados pelos nossos professores são integrados com outras disciplinas, outras unidades curriculares e os alunos são estimulados a se envolverem com outras crianças, com suas famílias e com a comunidade”.

Premiação

Segundo o Regulamento do Prêmio Professor Transformador, os 2ºs e 3ºs melhores pontuados em cada uma das categorias receberão R$ 2,5 mil, troféu, participação especial como convidado na Bett Educar 2020, em uma mesa de apresentação de projetos transformadores.

Sesi/Divulgação

Já os professores autores dos projetos classificados em primeiro lugar, de cada uma das categorias, receberão uma viagem, como convidado especial para participação na Bett Educar 2021, em Londres; R$7 mil, troféu, e participação especial como convidado na Bett Educar 2020, em uma mesa de apresentação de projetos transformadores, além da divulgação do trabalho em uma reportagem especial na Revista Direcional Escola.

O projeto “Amigos da Horta”

A professora Graziela, realizou o projeto “Amigos da Horta”, no ano passado, com as crianças do GT6 – Pré Escola (Grupo Manacá), do Sesi Escola de Educação Infantil, o qual passou por mais de 40 etapas, todas interligadas.

Durante o desenvolvimento do projeto, foram trabalhados todos os campos de experiência da BNCC, além de atividades fora dos muros da escola, potencializando o protagonismo infantil, a interdisciplinaridade, o contato com a natureza, bem como a participação com outras crianças com idades entre 2 a 7 anos, ou seja, desde as crianças do GT3 até o 1º Ano do Ensino Fundamental. Além disso, elas também interagiram com os alunos da Apae da cidade e desenvolveram diversas ações em conjunto com as famílias.

Sesi/Divulgação

“Na horta, colocando a mão na terra, as crianças desenvolveram o raciocínio lógico matemático, como também aprenderam a trabalhar em equipe, a respeitar às diferenças e a cooperar. E posteriormente na sala de aula, com as hortaliças colhidas, elas realizaram receitas, desenhos de observação, criação de jogos, tintas naturais, entre outras atividades”, destacou a professora, ao ressaltar que a importância da interdisciplinaridade é trabalhar de forma contextualizada.

Ainda segundo a professora Graziela, “essas interações foram fundamentais para obter os resultados que tivemos, pois, além de trabalhar habilidades acadêmicas, as crianças se tornaram mais participativas, com empatia, tendo respeito nas atividades e cooperação para ajudar os amigos”.


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