Presépio Catequético de 100 peças é finalizado em Guabiruba
Cenário confeccionado pela comunidade com peças de gesso foi feito pela primeira vez na cidade
Cenário confeccionado pela comunidade com peças de gesso foi feito pela primeira vez na cidade
Com o objetivo de envolver a comunidade para o entendimento da história do nascimento de Jesus Cristo, desde o Antigo Testamento, a paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Guabiruba, criou pela primeira vez um Presépio Catequético. Na quarta-feira, 6, foi posta a última peça do cenário, que foi confeccionado por etapas, durante 27 missas e contou com a ajuda dos fiéis.
Ao todo, foram mais de 100 peças que representam personagens bíblicos, como Adão e Eva, patriarcas, profetas, anjos, pastores, a Sagrada Família, o próprio Jesus Cristo, até os reis magos. No Advento – período entre 29 de novembro e 24 de dezembro do ano passado, na missa das 6 horas, o pároco da igreja, padre Silvano João da Costa, colocava um personagem no presépio e explicava o seu significado. “Procuramos resgatar toda a história da nossa salvação, que não se iniciou somente com Jesus Cristo, há toda uma história por traz”.
O padre afirma que observa que cada vez mais o católico busca entender mais sobre a sua fé e por isso ele pensou em criar um presépio que fizesse com que as pessoas refletissem e tivessem respostas. “Há uma preocupação em dar razões à nossa fé. Não é uma varinha de condão, temos uma história. E isso que resgatamos, porque só amamos aquilo que conhecemos”.
O pároco ainda diz que a participação dos fiéis superou a expectativa. Segundo ele, as missas começaram com cerca de 80 pessoas e até o fim do presépio já havia mais de 500. “O que chama atenção é que mesmo sendo de manhã cedo (6h), a comunidade participava. Crianças que iam antes de ir para a escola, profissionais de uniforme que depois se dirigiam ao trabalho”.
Moldando os personagens
Desde setembro, a Comissão Paroquial da Capela (CPC) começou a preparação do presépio. O primeiro passo foi a compra das peças de gesso, que vieram de uma empresa de São Paulo. Os objetos receberam ornamentação especial e foram produzidas de acordo com a descrição dos personagens bíblicos.
O vice-presidente da CPC, Fabiano Siegel conta que depois que as peças chegaram começou o trabalho de pintura, feito por pessoas da comunidade. Segundo ele, a meta era deixar as imagens o mais parecido possível com os relatos da Bíblia. “Não importa a religião, as pessoas têm que participar. E isso tem acontecido em Guabiruba, está havendo um envolvimento, em que se esquece do individualismo”.
O presidente da CPC, Maicon Schaefer conta que teve uma preocupação em escolher cuidadosamente as peças cruas para que fossem sendo caracterizadas de acordo com os personagens. “A busca era por demonstrar na pintura como eram mesmo. Se era mais moreno, ficou mais moreno, retratar os traços de origem”.
Ele também afirma que entre as figuras, a de Josué é a que mais se aproxima da história de Guabiruba, devido à realização do Cerco de Jericó na cidade. Schaefer diz que para melhor caracterizar foram feitas muralhas de isopor como se fossem tijolos. “Quando se cria uma dinâmica assim, faz com que haja um espírito de unidade que motiva as pessoas. Vem somar, pois permite maior entendimento da história bíblica”.
Saiba mais
Neste domingo, 10, serão sorteadas para os fiéis que forem na missa das 18 horas as peças que foram confeccionadas para o Presépio Catequético.