Presidente da Amve se reúne com lideranças de Brusque para mapear demandas locais
Arão Josino, prefeito de Ascurra, esteve no município com o projeto Vale Europeu em Movimento
Arão Josino, prefeito de Ascurra, esteve no município com o projeto Vale Europeu em Movimento
Nesta segunda-feira, 30, o presidente da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), Arão Josino, prefeito de Ascurra, se reúne com lideranças políticas, empresariais e comunitárias de Brusque. O objetivo é debater as demandas locais para aprimorar o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região.
Trata-se do projeto Vale Europeu em Movimento, promovido pela Amve em conjunto com as prefeituras. No município, o encontro ocorre a partir das 18h30, na Câmara de Vereadores de Brusque, com técnicos da Amve, prefeito Ari Vequi, vereadores, gestores municipais, servidores públicos e comunidade.
Durante a tarde, Arão esteve no jornal O Município, onde falou sobre ação e os objetivos da Amve com a iniciativa. “A gente criou o projeto em parceria com o Sebrae [Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas] para ouvir a sociedade civil no sentido de entender quais são as pautas da região, o que é prioridade”, explica.
Ele detalha que o encontro começou às 13h30 com os técnicos da Amve com os da Prefeitura de Brusque. Das 15h30 às 17h, ocorreu a reunião do colegiado dos secretários municipais com a equipe da associação.
Então, a partir das 18h30, iniciam as escutas, com uma palestra sobre como discutir as pautas regionais. “Para falar sobre desenvolvimento regional, para que a população também comece a trabalhar isso. Pois não adianta termos o desenvolvimento de Brusque, se não tivermos Guabiruba e Botuverá crescendo juntas”, continua.
Na sequência, as lideranças se dividem em grupo e cada um debate um segmento, como infraestrutura, turismo e saúde. Além de desenvolvimento regional, também são debatidos os desafios nos próximos anos e o planejamento de espaços urbanos com mais qualidade de vida aos cidadãos, impulsionado pelo crescimento econômico sustentável.
O projeto Vale Europeu em Movimento promove 14 encontros nos municípios da região e o de Brusque é o 11º. Nesta terça, 31, o encontro é com lideranças de Indaial, na quarta, 1º de junho, é em Rio dos Cedros, e na quinta, 2, os encontros finalizam em Blumenau.
Após isso, será elaborado o Manifesto pelo Desenvolvimento do Vale Europeu, que vai conter as prioridades da região. Arão explica serão pegos todos os dados das escutas para fazer o compilado junto com o Sebrae. Em seguida, será realizada uma discussão dos colegiados técnicos, que vivem a política pública dentro das administração pública.
O documento será finalizado em 2 de agosto, quando será apresentado o manifesto final. “Esse documento será entregue a todos os candidatos do Legislativo e do Executivo, e também servirá de documento para os nossos próximos 4 anos, para nortear a associação. Onde que a Amve precisa estar e de que forma ela precisa se posicionar. Ela não pode ser apenas uma organização dos municípios para prestar assessoria técnica, mas também precisa ter representatividade política”, completa.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: