Presidente da CDL Guabiruba faz balanço dos quatros anos à frente da entidade
Patrícia Rothermel Ebel deixa cargo em tom de comemoração: "me sinto orgulhosa"
Patrícia Rothermel Ebel deixa cargo em tom de comemoração: "me sinto orgulhosa"
A atual presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Guabiruba encara o término dos mais de quatro anos à frente da entidade como o encerramento de um ciclo. No período em que Patrícia Rothermel Ebel esteve no comando, o número de associados passou de 67 para 117. Antes, os lojistas tinham um núcleo na CDL Brusque.
Mesmo deixando o principal posto da entidade, Patrícia pretende se manter atuante e ativa na entidade. A partir de janeiro ela compõe a diretoria de seu sucessor, Giovani Ricardo Piaz, como vice-presidente. A cerimônia de posse ocorreu no início deste mês.
Para ela, a escolha de Ricardo para o cargo foi um processo natural dentro da CDL, devido à participação e à integração dele com os processos e planejamentos da entidade. Foi o perfil, aliado aos projetos pessoais, que a levaram a recusar a possibilidade de um mandato até 2022. “Havia essa possibilidade, mas, como tudo, são ciclos. Mesmo com este se encerrando, pretendo continuar atuante na entidade”.
Entre os fatores pessoais, destaca a vontade de poder dedicar mais tempo à família e ao supermercado que leva seu sobrenome, fundado há mais de 57 anos. De acordo com Patrícia, a participação na criação da CDL Guabiruba e o desenvolvimento percebido na cidade são motivos de alegria. “Me sinto orgulhosa, até mesmo por ser neta de comerciantes pioneiros na cidade”.
Superação
Sem uma sede própria e com um número de funcionários reduzido, ela destaca a necessidade de superação na estruturação da CDL guabirubense. “Ninguém nasce presidente, mas vai aprendendo com a prática”.
Patrícia também reconhece ter havido momentos tristes da trajetória à frente da entidade. Entre eles, a perda de integrantes, como o contador Ricardo Anibal Boss e, neste ano, Andréa Silene Batschauer. Ela era a única servidora e gestora da CDL até então. Já Boss fez parte da formação e era uma das referências técnicas do grupo, segundo a presidente.
Além dos workshops e treinamentos regulares, feito em horários adaptados para facilitar a participação dos comerciantes, ela destaca as promoções realizadas pela CDL. Entre elas, o Natal Premiado é um dos mais tradicionais, com três edições. Em datas pontuais também ocorre o Sábado Mais e, ao longo do ano, o Recicla CDL na Escola e a campanha de recolhimento de lixo eletrônico.
Desenvolvimento
O combate ao comércio irregular é indicado como uma das principais demandas atualmente. Em outubro o tema foi tratado durante uma reunião com o prefeito Matias Kohler. Na avaliação dela, a atenção aos casos é uma forma de valorizar e incentivar o comércio do município.
De acordo com ela, o comércio do município tem potencial para se desenvolver devido ao seu perfil empreendedor. Para isso, Patrícia acredita ser necessário estimular a qualificação dos serviços prestados, como o atendimento. “Temos a facilidade de conhecer quase 80% das pessoas da cidade e isso poderia ser usado para melhorar ainda mais”.