Presidente da Fecomércio participa de reuniões em Brusque e Guabiruba
Empresário Bruno Breithaupt marcou presença no evento Pós NRF e cumpriu agenda com autoridades e empresários
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), Bruno Breithaupt, esteve em Brusque e Guabiruba nesta quarta-feira, 30, oportunidade em que foi recebido pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas), Marcelo Gevaerd.
Inicialmente, os empresários marcaram presença no evento Pós NRF, que teve como palestrante o professor alemão Marc Knoppe, que abordou as principais tendências e tecnologias destacadas na Retail’s Big Show 2018, durante a Missão Técnica New York, realizada em janeiro deste ano.
O professor convidado apresentou ao público, tendências tecnológicas que podem ajudar a alavancar as vendas de lojas físicas e online. “Muitas vezes é difícil para a loja física expandir seu negócio para o mercado online e vice-versa, mas com o avanço da digitalização no varejo, é preciso realizar algumas mudanças. Há muitas oportunidades de deixar os produtos mais atraentes e melhorar as vendas, com o uso de tecnologias que não são tão caras”, destacou Marc.
Paralisação
Num segundo momento, Breithaupt e Gevaerd estiveram reunidos com o presidente da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Halisson Habitzreuter, representantes de outras entidades e autoridades, para discutir a questão das paralisações pelo país, que comprometeram significativamente o dia a dia e a economia da região do Vale do Itajaí e de todo o estado.
Turismo em debate
Já em Guabiruba, o presidente da Fecomércio, acompanhado pelo professor Marc Knoppe e pelo presidente do Sindilojas, foi recebido pelo prefeito Matias Kohler e por empresários do município. A convite do Sindilojas, os prefeitos de Brusque Jonas Paegle e de Nova Trento, Gian Voltolini, também se uniram ao grupo num almoço no Restaurante Schumacher, para conversar sobre o turismo na região.
Marcelo Gevaerd relembrou que em 2017 foi realizado um encontro com prefeitos e diversas autoridades da região na Fecomércio. Na oportunidade, foram iniciadas tratativas de união dos municípios de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento e Gaspar, com o intuito de fortalecer o turismo por aqui. “A partir de então, pensamos em vários projetos, até chegarmos a um circuito de Cicloturismo, que abrange outras possibilidades, como caminhadas. Hoje, reunimos todas as pessoas envolvidas, para apresentar uma proposta de circuito que engloba mais de 200 quilômetros e que vai possibilitar um maravilhoso passeio de até sete dias, por belezas naturais da nossa região”, salientou Gevaerd, esclarecendo ainda, que quem ficará à frente do projeto a partir de agora é o Convention Bureau.
Missões
Ainda durante o encontro que debateu o turismo regional, o presidente da Federação do Comércio fez o convite para uma nova Missão Técnica da entidade. “Agora no mês de junho, teremos uma programação com visitas a cervejarias artesanais e vinícolas da República Tcheca. Temos quatro vagas disponíveis aos municípios interessados em enviar representantes. Em outubro teremos a Missão ao Vale do Silício e possivelmente em setembro, faremos também uma Missão à Grécia, para troca de informações exclusivamente na área do turismo, sendo que também colocaremos convites à disposição das cidades aqui da região”, comentou Breithaupt.
Qualificação
Por fim, o presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), Ademir José Jorge, que também esteve presente no encontro, manifestou preocupação com a escassez de mão de obra qualificada na área do vestuário, em especial, de costureiras.
“Apesar de ser um encontro voltado ao turismo, e considerando que nossa região também é forte no turismo de compras, estamos preocupados com a falta de costureiras no mercado, que tende a se agravar no futuro. Precisamos fazer algo, para garantir a mão de obra qualificada nessa área. Por isso, aproveitando a presença do Senac, através de sua diretora em Brusque, Ana Cristina Heil Belli e do seu diretor estadual, Rudney Raulino, gostaria de propor uma parceria da entidade com a AmpeBr, no sentido de promover cursos de corte e costura aos nossos associados”, sugeriu Ademir.
A diretora do Senac Brusque, Ana Cristina Heil Belli, observou que a entidade já promove cursos de qualificação na área e se colocou à disposição do presidente da AmpeBr para conversarem sobre uma futura parceria.