Presidente do Observatório Social de Brusque diz que ano foi marcado por desafio e aprendizado
Para Marcolla, 2020 foi de adaptações em diversas frentes de trabalho da entidade
Para Marcolla, 2020 foi de adaptações em diversas frentes de trabalho da entidade
Um ano marcado pelas palavras: desafio, adaptação, reinvenção, resiliência, foco e aprendizado. É assim que o presidente do Observatório Social de Brusque (OSB Brusque), Claudemir Marcolla, define 2020.
Assim como as pessoas viram a sua rotina mudar neste ano, devido a pandemia da Covid-19, o OSB Brusque também precisou se adaptar e rever o planejamento de suas ações.
Na área de Educação Fiscal e Cidadania, apesar da impossibilidade de aplicação presencial dos programas, as atividades foram adaptadas e continuaram a ser desenvolvidas.
O ano também fica marcado pelo lançamento da Nova Revista de Educação Fiscal e Cidadania, com a criação de um novo personagem – o menino Tato -, em homenagem ao empresário Tato Zen.
Já o Programa Era uma vez, uma semente do bem, foi aplicado de forma virtual com a realização de lives, totalizando 40 lives de contação de histórias infantis, com 3.735 acessos ao vivo e 8.857 visualizações remotas no canal do YouTube e IGTV do OSB Brusque.
Mais de 12.500 estudantes foram beneficiados com esta ação. Também foi realizado o programa Cidadania Participativa, que conta com a participação de mais de 100 alunos de graduação da UNIFEBE e UNIASSELVI.
“O ano foi de desafios em diversas frentes e a sustentabilidade financeira da organização foi um deles, mas felizmente, o número de apoiadores e mantenedores não foi impactado. com o custo fixo de aproximadamente R$ 8 mil mensais, conseguiu se manter e ampliar todas as suas atividades em prol do bem-estar, desenvolvimento de nossa comunidade”, destaca o presidente.
No monitoramento do gasto público, destacam-se o acompanhamento de 339 editais de licitações, com o envio de 39 sugestões e recomendações a órgãos públicos e a continuidade no trabalho de monitoramento de obras.
“Foram realizadas também, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura Municipal de Brusque, quatro oficinas gratuitas sobre licitações, destinadas a empresários e profissionais que necessitam potencializar suas vendas, montar um departamento de vendas públicas e adquirir maior conhecimento e habilidades na área”, ressalta.