Presos da UPA são transferidos por mau comportamento
Medida teve como objetivo acabar com greve de fome
Foram transferidos 14 detentos da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Brusque, na terça-feira, 2. O diretor em exercício da UPA, Alex Pieri Albanaes, afirma que o motivo da transferência em massa foi mau comportamento dos presos. Na segunda-feira, 1º, o Município Dia a Dia noticiou que havia sido registrado um tumulto na unidade no domingo à noite. Um interno recusou-se a voltar para a cela e causou uma movimentação, com a Polícia Militar sendo acionada.
Depois disso, todos perderam o direito a visitas, saídas ao pátio, entre outros direitos. Em resposta, no dia 1º, os detentos iniciaram uma greve de fome. “Na terça-feira, eles começaram a pedir serviço de saúde, claro, porque não estavam comendo nada. Sabíamos que era por isso”, diz Albanaes. O diretor afirma que foram identificados os “cabeças” do movimento e transferidos para acabar com o problema.
Do total, sete ficarão fora de Brusque por 30 dias, como medida disciplinar, e os outros sete permanecerão nas unidades para onde foram enviados. Segundo o diretor, 12 presos foram para Joinville e dois, para Itapema.