Previsão de pancadas de chuva para o fim de semana em Brusque
Meteorologia indica que choverá entre 20 e 40 milímetros até domingo, volume considerado normal
A previsão do tempo indica pouca chuva para o fim de semana. Ainda assim, a Defesa Civil de Brusque manterá o plantão em funcionamento, pois há preocupação com as encostas de morros que estão encharcadas com as chuvas contínuas destas últimas semanas.
A meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, diz que a previsão é de que choverá entre 20 e 40 milímetros no sábado e domingo. O volume é pequeno e não preocupa os órgãos de prevenção. Amanhã, ela diz que deve haver presença de sol no Médio Vale do Itajaí, com possibilidade de chuva.
Pancadas de chuva devem chegar à região de Brusque no domingo, provavelmente, na parte da tarde. “No domingo, a condição é de variação de nuvens, com boas aberturas de sol, e já para o fim do dia e semana que vem tem mais condição de chuva”, diz a meteorologista. Marilene afirma que os acumulados deverão ser pequenos no Médio Vale no fim de semana, diferentemente das regiões mais próximas do Paraná e Rio Grande do Sul, onde deve chover bastante.
O meteorologista Ronaldo Coutinho também prevê tempo nublado e com mais tendência para chuva. Ele diz que o acumulado deve ficar entre 20mm e 40mm, como a Epagri/Ciram também informa. No entanto, ele afirma que as pancadas de chuva acontecerão de forma mais espalhada durante o fim de semana e não somente no domingo.
Coutinho diz que, no momento, a maior preocupação é com as encostas dos morros, porque tem chovido todos os dias, pelo menos um pouco. O mesmo alerta é feito pela diretora geral da Defesa Civil, Renate Klein. Mesmo que em pequenas quantidades, esta garoazinha é prejudicial para o solo. A terra fica molhada por muito tempo e isto pode levar a escorregamentos nas áreas de maior risco, diz Renate.
Ela afirma também que o volume previsto pelos meteorologistas é “bem tranquilo” e não há motivo para alarde entre a população. A Defesa Civil manterá uma pessoa no plantão, como é de praxe. Em caso de tragédia, explica Renate, esta pessoa aciona os demais. Os bombeiros também ficam de prontidão para atendimentos relacionados à chuva, mesmo que a previsão não indique, a princípio, que será necessário fazer qualquer intervenção.