Previsão é de chuva intensa a partir de hoje até domingo
Defesa Civil de Brusque estará de plantão no 199
Defesa Civil de Brusque estará de plantão no 199
Os próximos dias devem ser de chuva intensa em todo o estado. De hoje até domingo, 11, a previsão é de que o tempo fique fechado e ocorra pancadas de chuva moderada a forte, podendo acontecer temporais com granizo, vendavais e descargas elétricas. Somente no Vale do Itajaí, é esperado para o período um volume de água de cerca de 150 milímetros. Por isso, a Defesa Civil de Brusque alerta a população para que fique atenta a eventuais problemas ocasionados devido ao tempo.
A diretora geral do órgão, Renate Klein, diz que a maior preocupação é com deslizamentos, já que há dias vem chovendo. Ela pede que as pessoas que moram em cima ou próximas de morro e barrancos fiquem atentas. “Nosso principal alerta é para o deslizamento, mas não descartamos que possa acontecer alagamentos”. Renate afirma que para a região é esperada muita chuva, porém, não se pode precisar a quantidade que cairá em Brusque.
A diretora geral diz que a Defesa Civil está preparada para atender a comunidade caso necessário. Atualmente, a entidade conta com 20 volumes de lona, de 100 metros cada, para utilizar em deslizamentos, cerca de 14 barcos, oito profissionais da Defesa Civil e nove do Corpo de Bombeiros, além de duas viaturas equipadas com rádio. Segundo ela, estarão monitorando e emitindo boletins quando houver necessidade. “Estamos mobilizados para atender a população. Qualquer observação entrem em contato conosco”, solicita Renate.
Plantão
Os telefones da Defesa Civil de Brusque são: 199, 8839-2492 e 8804-3403.
Tempo normaliza na terça-feira
O meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Clóvis Corrêa, diz que a partir de hoje à tarde até domingo, 11, o tempo será chuvoso em todas as regiões do estado. Ele explica que duas características deixam o clima assim: a época (Primavera) – propícia a grandes volumes de chuva, e o fenômeno El Niño, que acontece aproximadamente a cada quatro anos, provocando muita chuva em determinadas regiões e muita seca em outras. Na região Sul, acontece quando as águas do Oceano Pacífico equatorial (entre a Austrália e o Peru) ficam mais quentes do que o normal e em contraste, os sistemas de Santa Catarina ficam mais intensos.
No Vale do Itajaí a previsão é de que a quantidade de chuva fique entre 80 a 100 milímetros neste período. Segundo Corrêa, na segunda-feira, 12, o tempo normalizará, e na terça-feira, 13, o sol deve aparecer.