Previsão é de frio persistente com geada em Santa Catarina

Municípios da Serra registraram temperaturas negativas ao amanhecer desta terça-feira, 7

Previsão é de frio persistente com geada em Santa Catarina

Municípios da Serra registraram temperaturas negativas ao amanhecer desta terça-feira, 7

O frio vem acompanhado do sol nesta terça-feira em SC. O amanhecer foi marcado por temperatura baixa, em todas as regiões do estado. Houve registro de temperatura negativa na Serra catarinense: em Urupema, atingiu -2,3°C; Urubici registrou -1,9°C; São Joaquim teve -0,6°C; e em Bom Retiro os termômetros marcaram -0,1°C. Nas outras regiões, as temperaturas também estiveram baixas, mas não abaixo de zero. No decorrer do dia, o tempo continua estável, com presença de sol entre nuvens.

O meteorologista do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) Marcelo Martins disse que a previsão para a semana é de frio mais intenso e persistente, devido a uma massa de ar frio e seco de origem polar que avança pela Argentina e Sul do Brasil. As temperaturas mínimas devem ficar abaixo de zero, favorecendo a formação de geada generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto e isolada nas demais regiões. As temperaturas não sobem muito durante o dia, com baixa amplitude térmica.

Temperatura próxima de zero

Para a quarta-feira, a previsão da Epagri/Ciram é de tempo seco e poucas nuvens em Santa Catarina, com nevoeiros isolados ao amanhecer. A temperatura estará baixa em todas as regiões. Mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas mais altas do Estado. Há condição de geada generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto e isolada nas demais regiões. O vento, de Oeste a Sudoeste, tem intensidade fraca a moderada.

Até sábado, 11, a temperatura diminui ainda mais em Santa Catarina. A previsão é de frio persistente, com temperatura mínima próxima e abaixo de zero, na madrugada e amanhecer, com formação de geada. Segundo a Epagri/Ciram, a temperatura não sobe muito durante o dia, ou seja, haverá baixa amplitude térmica diária (diferença entre a temperatura mínima e máxima).

O ar polar que predomina no Sul do Brasil ganha reforço no fim de semana devido ao avanço de outra massa de ar polar ainda mais intensa.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo