X
X

Buscar

Prevista para dezembro de 2018, conclusão da obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo prazo

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, obra está 72% concluída

Prevista para ser concluída em dezembro do ano passado, a obra do Centro de Inovação de Brusque ainda não foi finalizada. O prédio está sendo construído na rua Itajaí, no bairro Limoeiro e, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, o novo prazo de entrega da estrutura é novembro deste ano.

O atraso da obra, segundo o governo, é por questões burocráticas e internas da construtora vencedora da licitação. O presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Brusque, Günther Lother Pertschy, diz que houve um atraso específico na obra.

Veja também:
Criação de Guarda Municipal em Brusque divide opiniões

Após participar do SPFW, jovem que sonhava ser estilista faz curso em Brusque

Réplica de escultura polaco-brasileira será exposta em Brusque 

 

“Foram questões com a empresa contratada e a liberação de recursos por parte do governo. A empresa diz que teve custos adicionais no início da obra devido ao formato do terreno, eles reivindicaram alguns valores e situações adicionais, foram atendidos até determinado ponto. As obras então tiveram um ritmo mais lento porque tudo depende do repasse da verba”.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, a obra está 72% concluída e a construtora está na parte de acabamentos internos e externos. “Encerrada a parte de obra civil, faltará a instalação de mobiliário e os sistemas de segurança e lógica. Aí estará pronto para abrir as portas”, informa, por e-mail.

O atraso, de acordo com a secretaria, não acarretou ônus para o governo, já que o valor remanescente da obra passou pelo reajuste previsto em lei para todos os contratos públicos.

Ainda segundo a assessoria de comunicação, este valor de reajuste está sendo pago com o próprio rendimento do valor da obra, que está em uma conta específica. Já os custos administrativos resultantes do atraso serão todos absorvidos pela empresa EspheraSul, que executa a obra.

O valor total gasto com a construção da estrutura do Centro de Inovação de Brusque é de R$ 6.282.924,21.

Formato
O presidente da Comissão de Implantação do Centro de Inovação de Brusque, Günther Lother Pertschy, explica que o formato da estrutura seguirá o que foi idealizado inicialmente.

Será formada uma organização social compartilhada com o conselho formado pelo triângulo governo, iniciativa privada e academia. “São esses três entes que determinarão a forma de fazer e gerir o centro de inovação”, diz.

Veja também:
Criação de zona urbana na Cristalina é adiada até revisão do Plano Diretor de Brusque 

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Polícia descobre quadrilha envolvida em desmanche de carros em Pomerode

De acordo com ele, o foco do Centro de Brusque será, principalmente, a busca de soluções inteligentes para as cidades.

O governo oferecerá as diretrizes e orientações técnicas para toda a rede de centros do estado. No entanto, é o comitê quem deve trabalhar com as questões operacionais locais.

A assessoria de comunicação destaca ainda que a nova gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável está buscando viabilizar financeiramente estudos e programas estruturantes para dinamizar toda a rede de centros, que serão anunciados assim que sua execução estiver garantida.