Primavera dos Museus: evento acontece no Casa de Brusque no fim do mês; veja programação

Tema da edição deste ano é “perdas e recomeços”

Primavera dos Museus: evento acontece no Casa de Brusque no fim do mês; veja programação

Tema da edição deste ano é “perdas e recomeços”

A 15ª edição da Primavera dos Museus, que acontece por todo o Brasil, também acontece no Museu Casa de Brusque no mês de setembro. O evento é realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O tema das exposições deste ano é “Museus: perdas e recomeços”. A exposição “Recontando a história do acervo museológico do Museu Casa de Brusque” acontece entre os dias 20 e 22, das 13h às 17h. Ela vai contar com lâminas de machados, pontas de flechas, lascas, mãos de pilão e outras peças seculares de povos antigos.

Entre 23 e 30 de setembro, das 13h às 17h, acontece a exposição filatélica “Brusque na Filatelia 1960-2021”.

A programação ainda prevê, no dia 23, às 19h, os lançamentos de selo personalizado comemorativo em homenagem ao conselheiro Francisco Carlos de Araújo Brusque, em parceria com o Clube Filatélico Brusquense e apoio da Prefeitura de Brusque, e também do anuário Notícias de Vicente Só 2021, com apoio da editora da Unifebe.

Além das atividades presenciais, o Museu Casa de Brusque terá eventos virtuais. Na página do Instagram e Facebook, entre 20 e 26 de setembro, serão feitas postagens diárias referentes ao projeto Reestruturação. Além disso, a equipe criou um perfil para a exposição “Recontando a história do acervo arqueológico do Museu Casa de Brusque”, que terá postagens até o final de dezembro.

Relevância do evento

Historiadora e secretária do Casa de Brusque, Luciana Tomasi acredita que o evento nacional é uma oportunidade para o museu se conectar com a população.

“Vamos apresentar e divulgar para a comunidade os trabalhos desenvolvidos na instituição, preservar a memória e história da nossa cidade e região e proporcionar um momento de reflexão e valorização da história de cada um de nós preservada nos museus”, destaca.

Ela valoriza a Primavera como uma oportunidade para museus de todo o país reforçarem sua importância. “Para os museus do Brasil, é um momento de reflexão e valorização das instituições, mas também de intensificação das relações com a sociedade”.

Perdas e recomeços

A Primavera é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano no início da estação homônima. A cada ano, o Ibram lança um tema diferente para nortear as atividades dos museus.

A proposta desta edição, cujo tema é “perdas e recomeços” é pensar os resíduos, o que restou, como ponto de partida para um recomeço possível, seja a partir do sonhado, ou para um recomeço necessário. A missão dos museus neste panorama é ser guardião de resíduos da história, mas também espaços de ressignificação dessas e de tantas perdas.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo