X
X

Buscar

Primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira

Postos de Saúde de Brusque estarão também vacinando contra outras doenças

Começa nesta segunda-feira, 7, e prossegue até o dia 25 de outubro a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Em Brusque, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de vacinação, além da Policlínica Central, atenderão a comunidade entre 8h e 12h e das 13h as 17h. O Dia de Intensificação será no sábado, 19 de outubro, onde as UBS estarão abertas.

O foco do Ministério de Saúde é atender crianças entre seis meses e cinco anos, mas toda a população está convocada a comparecer nos postos para colocar a carteira em dia. Na última sexta-feira, 5, as equipes receberam capacitação do setor de Vigilância Epidemiológica sobre o calendário de imunização.

Em relação ao Sarampo, devem ser vacinadas crianças de seis a doze meses com a chamada dose zero. Ao completarem um ano, os pequenos precisam novamente serem imunizados e receberem um reforço após três meses. Adultos até 29 anos (que quando criança não receberam a dose), também devem tomar a vacina com um reforço, no intervalo de 90 dias. Já indivíduos entre 30 e 49 anos, a recomendação do Ministério da Saúde é que seja aplicada apenas uma imunização. Após essa idade, apenas com recomendação médica. Na dúvida, procure uma UBS.

A prefeitura vai aproveitar a campanha para ofertar a vacina contra a Febre Amarela, que passou a ser obrigatória em todo o país. Em Santa Catarina já houve registros da doença com duas mortes. Por estar em uma área de Mata Atlântica, há uma grande probabilidade do vírus vir a circular em Brusque, principalmente com a chegada do verão e, a Vigilância Epidemiológica está intensificando a prevenção em toda a população.

Vale salientar que quem já tomou a imunização em qualquer momento, e está registrado na carteira, não é necessário tomá-la. Porém, como parte da população não possui registro, o recomendável é tomar a vacina mais uma vez. Não há efeito colateral. A prevenção contra a Febre Amarela está disponível para crianças a partir de nove meses, até 59 anos. Após essa idade, somente com recomendação médica.

A enfermeira Natália Cabral Marchi, lembra que com a chegada das festas de outubro e do verão, a região vai receber muitos turistas de todo o Brasil e, existe a possibilidade de haver transmissão das doenças, principalmente do Sarampo, já que há um surto em algumas regiões do país. “Temos que receber e acolher o turista na nossa cidade, mas para evitar as doenças, a vacinação é a melhor prevenção para todos. Portando fica o apelo ao comparecimento de todos nas Unidades de Saúde durante essa campanha”.