Primeira máquina de foco infinito da América do Sul é instalada na Unifebe

Nova tecnologia será utilizada pelos acadêmicos e pesquisadores da universidade

Primeira máquina de foco infinito da América do Sul é instalada na Unifebe

Nova tecnologia será utilizada pelos acadêmicos e pesquisadores da universidade

Envie sua fotos, vídeos, reclamações ou sugestões de reportagem pelo aplicativo Post-up: o canal direto entre você e os jornalistas do Município Dia a Dia. Clique aqui e veja como é fácil usar.

O Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) instalou o primeiro equipamento completo de foco infinito “Infinite Focus G5” da América do Sul. Na última semana, o engenheiro de aplicação da empresa Alicona, o austríaco Florian Schwimmer, finalizou a instalação do equipamento e o treinamento de como explorar a nova tecnologia que será utilizada pelos acadêmicos e pesquisadores da universidade.

Segundo o coordenador do laboratório e dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, Denis Boing, essa tecnologia permite que o pesquisador consiga analisar com precisão todos os detalhes da peça observada, e auxilie a explicação dos fenômenos que ocorrem nos processos de fabricação. “Por exemplo, será possível analisar com mais detalhes um problema no acabamento de superfície de um componente de uma indústria. Ou, se fabricarmos uma peça pequena, como uma rosca ou um parafuso, será possível medi-las com perfeição”, explica. O engenheiro austríaco explica que o “Infinite Focus G5” é mais do que um microscópio, é um sistema de medição em 3D que permite que qualquer superfície seja digitalizada, transformada em um modelo 3D e visualizada em 360°.

Segundo Boing, outros laboratórios da América do Sul possuem algumas peças do equipamento, porém, apenas a Unifebe trabalhará, a partir de agora, com o equipamento completo. O “Infinite Focus G5” foi adquirido com parte do recurso de R$ 1 milhão repassado pelo convênio entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Unifebe, pelo valor de 140 mil euros.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo