Primeira segunda-feira de 2013 movimenta o centro de Brusque

Trânsito intenso, lojas cheias e filas para conseguir um novo emprego marcam o dia como o ponta-pé inicial para o novo ano

Primeira segunda-feira de 2013 movimenta o centro de Brusque

Trânsito intenso, lojas cheias e filas para conseguir um novo emprego marcam o dia como o ponta-pé inicial para o novo ano

A calmaria das últimas semanas em Brusque ficou no passado. A primeira segunda-feira do ano devolveu a intensa movimentação de carros e de pessoas no centro da cidade. Até o sol, que também estava em recesso, voltou a brilhar em toda a região, trazendo o calor característico desta época do ano. A sombrinha, que foi usada nos últimos dias para proteger da chuva, foi uma boa aliada contra o sol forte.


Para o comércio, o período é de promoções e liquidações para limpar o estoque. Algumas lojas promoveram descontos de até 70%, o que gerou filas para o atendimento. Mas nem só de liquidações sobrevive o mês de janeiro. Rahy Roberto Correa, gerente da loja Millium, explica que a movimentação de clientes na loja aumenta de 40% a 50% na primeira semana de janeiro. 

Segundo Katia Decker, gerente da livraria Graf, muitas pessoas anteciparam a compra de artigos escolares para as crianças em dezembro. Ela explica que logo nos primeiros dias de janeiro já começou a procura pelos materiais da lista fornecida pela escola, e a procura tem aumentado gradativamente.  

Filas: novo emprego e as contas de sempre

Para as pessoas que esperam que a boa notícia do ano seja um novo emprego, na primeira segunda-feira de 2013 foi preciso ter muita paciência. Para receber atendimento em uma das agências do centro, Mauro Batista da Silva, 25, já esperava a mais de 30 minutos. Há cinco anos em Brusque, ele é de Minas Gerais e procura um trabalho como auxiliar de galpão. Eliane Fernandes da Costa, 27, veio de São Roque, São Paulo, e mora no bairro São Pedro há, somente, nove dias.  

Já na agência lotérica do centro de Brusque, a fila era por um motivo bem conhecido de todos: o pagamento das contas. A agência ficou cheia durante todo o dia e a previsão é de que o movimento aumente ainda mais nos próximos dias, quando as pessoas estrão com o primeiro salário de 2013 na mão. 

* Saiba mais na edição impressa do jornal MDD de terça-feira, 8.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo