X
X

Buscar

Conheça Alice, o primeiro bebê prematuro extremo da UTI Neonatal do Hospital Imigrantes

Após ficar mais de dois meses internada, pequena voltou para casa nesta terça-feira

A bebê Alice Batista Martins ganhou alta da UTI Neonatal do Hospital Imigrantes nesta segunda-feira, 5, e foi para casa nesta terça, 6. Ela ficou internada por dois meses e 27 dias e foi o primeiro bebê prematuro extremo atendido na unidade.

A mãe de Alice, Keli Batista Martins, 33 anos, diz estar muito feliz a recuperação. “Hoje estou com o coração transbordando de alegria, a família inteira, estamos muito emocionados”, relata.

A bebê nasceu em 10 de maio, com 660 gramas e 30,5 cm, no Imigrantes. Segundo Keli, foram 27 semanas e três dias de gestação, ou seja, um pouco mais de seis meses.

“A gente não espera engravidar e passar por uma situação dessas, sempre queremos que dê tudo certo”, conta.

De acordo com a coordenadora da pediatria e da UTI Neonatal do hospital, Kaline Canal, 31, a Alice chegou a passar por uma cirurgia abdominal, mas apresentou uma boa recuperação.

“Ela veio para o hospital porque a mãe tinha uma hipertensão gestacional, com restrição de crescimento do bebê, e sofrimento fetal”, explica.

Keli relata que as UTIs Neonatais de outras cidades estavam todas lotadas, menos a de Brusque. “Foi na mesma semana de inauguração. Graças a Deus viemos para um lugar abençoado, com pessoas muito capacitadas para cuidar dela”, afirma.

A Alice saiu da UTI com 2,045 kg e 45 cm. “É sensacional, de uma satisfação enorme. A gente vê o bebê bem pequenininho e com problemas, cada dia é um ganho. É preciso comemorar, ela conseguiu passar por isso e saiu recuperada”, conta Kaline.

Novo espaço

A UTI Neonatal do Hospital Imigrantes foi inaugurada em 6 de maio deste ano. Foram contratados 16 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e médicos.

Segundo Kaline, além de atender o bebê, o Hospital também oferece atendimento para a mãe, em casos de gestação de risco, com a UTI adulto. “Isso é uma segurança enorme para a gestante”, conta.

Keli conta que saiu realizada com o atendimento. “Só tenho elogios ao hospital, desde o primeiro momento, tudo foi feito com profissionalismo e muito amor e carinho. Muita dedicação”, avalia.

Convênios

Segundo a enfermeira responsável técnica, Tânia Valério, o Hospital ainda aguarda retorno da Secretaria de Saúde para atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós temos interesse de liberar alguns leitos pelo SUS, mas ainda não temos nenhuma negociação com o município”, explica.

Atualmente, ainda de acordo com Tânia, o Hospital atende pela Unimed, Agemed, realizando também o convenio com a SC Saúde, Saúde Caixa e Postal Saúde.