Primeiro Conselho do Adolescente do Estado é empossado em Brusque
O debate sobre políticas públicas que defendam os interesses de jovens brusquenses ganhou um importante reforço na noite desta quarta-feira, 9. As oito delegadas que integram o Conselho do Adolescente foram empossadas e passam agora a auxiliar os trabalhos desenvolvidos pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. A iniciativa marca o início de um trabalho ainda sem precedentes em Santa Catarina e coloca Brusque como município pioneiro na criação de canais de diálogo e manutenção dos direitos da juventude. A solenidade foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Brusque.
O protagonismo do CMDCA também foi ressaltado pelo prefeito de Brusque, Paulo Eccel, que destacou a importância do ato. “Ter a criança e o adolescente como prioridade absoluta é um dos artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Hoje estamos dando mais um passo nessa direção e certamente este grupo terá muito trabalho pela frente”, avaliou. A partir de agora, o novo Conselho irá promover reuniões mensais para debater propostas e apontar caminhos que tenham como objetivo o bem-estar da juventude.
Para Lohana Duane, 13 anos, a oportunidade de participar da iniciativa é única. A estudante conta que já aprendeu muito com todas as reuniões e espera fazer um excelente trabalho junto das demais delegadas. “Já participamos da Conferência Regional e também da Estadual. Conheci muita gente nova e aprendi bastante”, conta.
A secretária de Assistência Social e Habitação, Tatiani Cervi Nuss, parabenizou o envolvimento das adolescentes. Já o presidente do CMDCA, Dr. Ricardo Vianna Hoffmann, agradeceu o apoio que a Administração Municipal tem dado para efetivar os trabalhos da entidade. A solenidade contou ainda com a presença do vereador Valmir Ludvig, de pais e amigos das novas delegadas e da comunidade em geral.
Conselho
A ideia de criar um grupo específico para tratar de questões que concernem à adolescência surgiu após a realização da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em 2009. De acordo com o consultor do Instituto Pleiade – que presta serviço à Secretaria de Assistência Social e ao CMDCA, Aureo Giunco Junior, esta é uma forma de garantir que os adolescentes tenham espaço para debater sobre seus direitos e encontrem um ambiente seguro para expressar suas opiniões.
Saiba quem integra o Conselho do Adolescente
Ana Paula Farias
Beatriz Alexandrini de Oliveira
Daiane Cristine da Silva
Lohana Duane Iatzac
Maiara Lebrandina da Silva
Milena da Costa Baloni
Suyene Severinol
Tascita Correia Fuzao