Primeiro deputado de Guabiruba, Osmar Vicentini quer focar em infraestrutura e saúde na Alesc

Ele exercerá cargo por 60 dias

Primeiro deputado de Guabiruba, Osmar Vicentini quer focar em infraestrutura e saúde na Alesc

Ele exercerá cargo por 60 dias

Osmar Vicentini (União-SC) tomou posse na quinta-feira, 12, como deputado estadual, o primeiro da história de Guabiruba. Vereador da cidade por sete mandatos e suplente na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), ele assume a vaga no lugar do titular Felipe Estevão (União-SC). Vicentini exercerá o cargo por 60 dias e pretende focar em projetos de infraestrutura e saúde para as regiões de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Vale do Rio Tijucas.

O deputado comenta que está percorrendo os municípios para dialogar com vereadores e prefeitos e tratar das demandas. Na sexta-feira, 13, ele participou de um evento do Grupo de Proteção à Infância e Adolescência (Grupia), na Câmara de Vereadores de Brusque. Vicentini quer se encontrar ainda com o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke (PP), para discutir as necessidades da cidade.

Entre os projetos de infraestrutura, o deputado cita a necessidade de pavimentação da estrada entre os municípios de Botuverá e Vidal Ramos. O trecho entre Brusque e Nova Trento, próximo à região da Unidade Prisional Avançada (UPA), também foi lembrado por Vicentini. Ele afirma que há necessidade de ampliação das pistas para evitar filas.

“Passamos por lá e encontramos 40 carros atrás de um caminhão de carga pesada. É tão simples fazer uma terceira pista. A estrada não tem acostamento e muitas pessoas passam por ali. Em Nova Trento, nós temos um santuário muito importante, então, temos que dar ênfase a tudo isso”, afirma.

“Guabiruba necessita de um hospital”

O deputado avalia também que Guabiruba precisa ter um hospital para suprir a demanda da saúde pública. Discussões sobre o assunto já são antigas no município, que hoje conta com a Associação Hospitalar, que não presta serviço em tempo integral. Vicentini pretende também propor projetos relacionados à área da medicina, incentivando adolescentes com poucas condições financeiras a ingressarem na área por meio de recursos municipais.

“O objetivo é para que os alunos que têm vocação, mas que não tem condição financeira, possam ter uma faculdade e se tornar médicos”, diz. Vicentini explica ainda que o intuito é que os futuros médicos beneficiados pelo auxílio possam contribuir às prefeituras com o retorno dos recursos quando estiverem atuando na área, já com melhores condições financeiras.

Por fim, o deputado diz que pretende discutir com o prefeito Valmir Zirke a questão do saneamento básico e ressalta que se trata de uma demanda da comunidade de Guabiruba quando se trata de reclamações relacionadas à turbidez da água.

“Temos o rio Cristalina, pensa que água limpa e bonita. Uma boa água gera uma boa saúde. Água não deve ter gosto e nem cor. Lá [no rio Cristalina], nós temos uma vazão enorme que dá para dois anos para o nosso município”. O projeto, segundo Vicentini, já é uma demanda que busca propor desde o período em que exerceu o cargo de vereador em Guabiruba.

Bancada do União Brasil

Apesar de ter divulgado que havia se filiado ao PL, a situação não se concretizou. Vicentini será da bancada do União Brasil na assembleia, assim como o titular do cargo, Felipe Estevão. A reportagem entrou em contato com o PL de Santa Catarina, que negou a filiação do deputado de Guabiruba, contradizendo o que Vicentini havia anunciado de início.

Em resposta, o deputado afirmou que chegou a se encontrar com dirigentes do PL em Florianópolis, incluindo o presidente do PL-SC, senador Jorginho Mello, e assinou a ficha de filiação. Entretanto, a ida de fato ao partido não se concretizou e ele justifica que o recuo se dá pela possibilidade que havia na época de assumir uma cadeira na Alesc e pela rejeição de filiados do partido em Guabiruba ao nome de Vicentini.

Trajetória política

A carreira de Vicentini na política ultrapassa décadas. Além de ter sido vereador por sete mandatos, ele também já exerceu os cargos de secretário Obras, secretário de Indústria e Comércio e secretário de Meio Ambiente na gestão do ex-prefeito Orides Kormann (MDB).

Nas eleições de 2016, foi candidato a prefeito de Guabiruba pelo antigo PRB, mas não se elegeu, ficando na terceira colocação da disputa, com 666 votos, sendo 5,25%. Em 2018, concorreu a deputado estadual pelo PSL. Naquele ocasião, Vicentini somou 13.918 votos no estado, o 11° candidato mais votado do partido, ficando com a quinta suplência.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo