Primeiro órgão transportado por helicóptero do governador é de Brusque

Coração foi levado de Brusque até Blumenau na manhã desta sexta-feira, 8

Primeiro órgão transportado por helicóptero do governador é de Brusque

Coração foi levado de Brusque até Blumenau na manhã desta sexta-feira, 8

Após a decisão do governador Carlos Moisés de utilizar seu helicóptero de uso exclusivo para a realização de transporte de órgãos, foi o coração de um brusquense o primeiro a salvar uma vida na vizinha Blumenau com o uso da aeronave. O procedimento de transplante foi realizado na manhã desta sexta-feira, 8.

O órgão foi doado por Daniel Claudemiro Raspe, que faleceu após cair de uma altura de 4 metros.  Ele doou oito órgãos no total, e além do coração foi transportado também material genético para Florianópolis. A intenção é descobrir se há compatibilidade para a doação de pâncreas e rins.

Segundo Joel de Andrede, coordenador da SC Transplantes, o helicóptero foi fundamental para que o paciente blumenauense sobrevivesse. “Nos transplantes de coração e pulmão, a utilização de aeronave é importante para viabilizar o enxerto e permitir o procedimento na maior velocidade possível. Para um coração, entre parar e voltar a bater, são permitidas seis horas. A gente já contava com bom apoio de logística em Santa Catarina e agora veio mais este presente”.

O governador Moisés tomou a decisão de disponibilizar o seu helicóptero para este procedimento na última quarta-feira, 6.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio