Principais técnicos de futebol do Brasil… e porquê eles são os mais notórios
Conheça os maiores técnicos do futebol brasileiro de todos os tempos e também a nova geração deles
Que a figura desse líder, que nos jogos fica na beira do campo gritando informações pros jogadores, é de extrema importância para um time, todos nós já sabemos. Mas o que nem todo mundo sabe é: o que exatamente faz um técnico de futebol?
E mais que isso: quem são os maiores técnicos brasileiros de todos os tempos? O que conquistaram nos seus áureos anos de ofício e o que deixaram de legado para essa nova geração que batalha para se inscrever na história? Veja a série que a KTO apostas preparou!
Os maiores técnicos brasileiros de todos os tempos
Listar os maiores técnicos brasileiros de todos os tempos é um exercício árduo, visto que temos grandes nomes que merecem respeito e destaque. Mas tentamos separar pra você os nomes daqueles que são figuras icônicas no imaginário nacional. Confere!
01 – No topo da lista, Telê Santana foi um dos mais importantes técnicos de futebol do Brasil. Não à toa é o único que ocupa uma posição na lista dos 50 nomes mais importantes da France Football.
02 – Lula, que foi o treinador do Santos quando o clube tinha Pelé brilhando nos campos, conquistou ao longo da sua carreira mais de 20 títulos pelo clube e não poderia ficar de fora dessa lista.
03 – Se tem um nome que precisava constar nessa lista, esse nome era o de Zagallo. Mesmo dispensando apresentação, vale frisar que Zagallo coleciona títulos pela Seleção Brasileira, o que faz dele um dos maiores técnicos de todos os tempos.
04 – Não poderíamos deixar de fora dessa lista o grande responsável pela 5ª estrelinha na camisa da seleção brasileira: Felipão. Ainda que o 7×1 permaneça presente na memória do brasileiro, foi o que Felipão fez no mundial de 2002 que o colocou ao lado dos melhores do país.
05 – Vanderlei Luxemburgo está nessa lista porque ele é o técnico com o maior numero de vitórias como treinador. Um dos grandes ícones do futebol nacional, Luxemburgo coleciona troféus da sua carreira.
Os melhores da nova geração
Conquistar um lugar de destaque na lista dos melhores técnicos da atualidade não é tarefa fácil. Igualmente difícil é disputar lugar com antigos técnicos que estão em atividade há muito tempo e já têm uma carreira consolidada.
Mesmo assim, os jovens treinadores trilham cada qual o seu caminho e quem já conseguiu o seu lugar ao sol está construindo uma história de prestígio e sucesso. Aqui trouxemos pra vocês os nomes dos principais técnicos da nova geração:
01 – Rogerio Ceni: aos 47 anos, o ex-goleiro do São Paulo atualmente comanda o Flamengo.
02 – Fernando Diniz: enquanto jogador, o atleta passou pelo Palmeiras, Corinthians, Flamengo e hoje está no comando do São Paulo.
03 – Rodrigo Santana: com 38 anos, o mais jovem técnico dessa lista é o atual técnico do Coritiba.
04 – Thiago Nunes: com 40 anos de idade, Nunes já passou pelo comando de times como Corinthians e Atlhetico Paranaense, mas atualmente está sem time.
05 – Odair Hellmann: revelado como jogador pelo Internacional, o atual técnico de 43 anos de idade comanda o Fluminense.
06 – Alberto Valentim: atualmente sem clube, o ex-jogador do América Mineiro já atuou como treinador em times como Botafogo, Vasco da Gama e Palmeiras ao longo dos seus 45 anos.
07 – Fabio Carille: aos 47 anos, o ex-jogador do Juventus atua como técnico no clube egípcio Al-Ittihad FC.
08 – Zé Ricardo: também sem time, os ex-jogador de 49 anos já comandou equipes como a do Vasco da Gama, Flamengo e Botafogo.
09 – Roger Machado: com 45 anos o ex-jogador, revelado pelo Grêmio na década de 1990, atualmente está sem clube.
Uma curiosidade sobre essa nova geração de técnicos é que, além de todos terem menos de 50 anos de idade, a grande maioria deles já tinha uma carreira consolidada como jogador antes de se aventurar no comando de algum time.
Qual é o papel deste profissional para levar um time à vitória de um campeonato
Afinal, qual o papel de um técnico em um time? Bem, parece simples dizer que a função é basicamente ensinar princípios técnicos e treinar a equipe para obter um bom rendimento, mas a verdade é que o trabalho é mais complexo que isso.
Além de treinar a parte técnica dos atletas, o profissional também precisa dirigir os esquemas táticos de organização dos jogadores dentro de campo. Além de controlar o desenvolvimento físico e psicológico de cada jogador.
Um olho no técnico e outro na aposta!
Agora que você já sabe o que faz um técnico de futebol e tem a lista dos melhores da atualidade do cenário nacional, vai ser mais fácil descobrir qual time tem o melhor comando.
Fique de olho na nossa lista, analise e estude cada possibilidade. Daí até você escolher em quem apostar, vai ser facinho. Trace sua estratégia de aposta com base nas informações que absorveu aqui e divirta-se!