X
X

Buscar

Principal feira da construção civil da região, Fairtec é aberta oficialmente

Feira reúne mais de 100 expositores e segue até domingo, 17, no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof

Começou na noite desta quarta-feira, 13, no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, a 4ª edição da Feira Tecnológica da Construção Civil (Fairtec). Criada com o objetivo de se tornar o principal encontro de negócios da construção civil na região, durante os cinco dias, a feira deve gerar e expandir negócios e movimentar toda a economia regional.

Com o tema “Inovações Tecnológicas e Sustentabilidade”, esta edição terá mais de 100 expositores que até domingo, 17, poderão mostrar aos visitantes os lançamentos em tecnologia e serviços, indústria e equipamentos em geral.

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Jonas Paegle e o secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Ewaldo Ristow Filho. Representando José Côrte, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), marcou presença Ingo Fischer, vice-presidente regional para o Vale do Itajaí Mirim.

Durante a abertura ainda foi realizado um minuto de silêncio pela morte de Vitor Pereira, diretor do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon), que faleceu no mês passado.

O presidente do Sinduscon, Fernando José de Oliveira, destaca que a Fairtec proporciona a troca de informações entre os expositores e a formação de novos contatos que podem gerar bons negócios no futuro.

“A cada edição, a Fairtec fica ainda mais conceituada e isso tem aumentado o interesse do público, que vem das mais diversas regiões do estado para conferir as atrações do evento”.

A feira ocorre a cada dois anos em Brusque e já reuniu cerca de 38 mil visitantes. Na terceira edição, realizada em 2015, gerou mais de R$ 10 milhões de retorno aos expositores.

Para esta edição, a expectativa é ultrapassar o volume de negócios gerados em 2015 e chegar próximo dos R$ 15 milhões.

Novidades
Para atrair visitantes a cada ano, a feira precisa se renovar constantemente e, neste ano, o evento terá muitas novidades para o público. Um dos destaques é o apartamento de 83 m² totalmente mobiliado com duas suítes, climatizado e automatizado, reproduzido em um estande da feira.

O evento também tem espaços destinados à tecnologia. Nesta área, destaque para os projetos com energia fotovoltaica – obtida por meio da conversão direta da luz em eletricidade.

Ciclo de palestras
Além de apresentar as novidades do setor, a Fairtec pretende contribuir com a oferta de conhecimento. Para isso, o evento contará com cinco palestras técnicas gratuitas: “O impacto da impressão 3D no desenvolvimento de projetos”; “Pisos residenciais (porcelanato líquido)”; “Geração fotovoltaica no Brasil, usinas centralizadas e geração distribuída”, “Como recuperar seu dinheiro em tempos de crise” e, por fim, “Ética no trabalho”. As palestras iniciam hoje e seguem até sábado, 16.

Salão do Imóvel e Mostra de Móveis
Paralelamente às atrações da Fairtec acontecerá o 4º Salão do Imóvel e a 4ª Mostra de Móveis e Decorações, em que fabricantes, construtoras e imobiliárias apresentarão aos visitantes as novidades, lançamentos e tendências do setor.


Programação

Hoje
16h – Abertura do pavilhão
19h às 20h – Palestra
Tema: O impacto da impressão 3D no desenvolvimento de projetos (Wishbox)
Palestrante: Rodrigo Marin – Unifebe
20h15 às 21h15 – Palestra
Tema: Pisos Residenciais – Porcelanato líquido (Akytem Decor)
Palestrante: João Anastácio
22h – Fechamento do pavilhão

Amanhã
16h – Abertura do pavilhão
19h às 20h – Palestra
Tema: Geração Fotovoltaica no Brasil, usinas centralizadas e geração distribuída (R4
Renováveis)
Palestrante: Ruy Carlos Tiedje
20h30 às 21h30 – Palestra
Tema: Como recuperar seu dinheiro em tempos de crise: o segredo para diminuir a inadimplência (IEPTB-SC)
Palestrante: Sérgio Acy Kollet
22h – Fechamento do pavilhão

Sábado
10h – Abertura do pavilhão
19h às 20h – Palestra
Tema: Ética no Trabalho
Palestrante: Lindolfo Weber
22h – Fechamento do pavilhão

Domingo
10h – Abertura do pavilhão
19h – Encerramento