Príncipe imperial Dom Bertrand de Orléans e Bragança ministrará palestra em Brusque
Bisneto da Princesa Isabel participará do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas
Bisneto da Princesa Isabel participará do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas
Dom Bertrand de Orléans e Bragança, príncipe de Orléans e Bragança e príncipe imperial do Brasil, confirmou nesta terça-feira, 31, que ministrará a palestra inaugural do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas.
O evento será realizado no dia 14 de novembro, às 19h, no teatro do Centro Empresarial, Cultural e Social de Brusque (Cescb) e celebra os 200 anos da independência e da fundação do Império. O conferencista é bisneto da Princesa Isabel e do Conde d’Eu.
A Princesa Isabel foi três vezes regente do Brasil, e se associou de modo ativo ao movimento abolicionista, tendo protagonizado a libertação dos escravos no Brasil, em 13 de maio de 1888 (assinou a Lei Áurea, que extinguiu a escravidão no Brasil). Foi a segunda filha do imperador Dom Pedro II e sua esposa a imperatriz Teresa Cristina.
Bertrand nasceu em 2 de fevereiro de 1941 no sul da França, onde o exílio da família imperial brasileira e a Segunda Guerra Mundial retiveram seus pais.
Veio para o Brasil logo após o término do conflito. Realizou a parte final de seus estudos secundários no Colégio Santo Inácio, dos padres jesuítas, no Rio de Janeiro. Cursou depois a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), formando-se advogado em 1964. Desde muito jovem recebeu formação católica, sendo orientado por seu pai para o gosto pelo estudo doutrinário e pela análise dos acontecimentos nacionais e internacionais.
Sua formação foi completada com frequentes viagens à Europa, uma das quais se deu durante toda a primeira Sessão do Concílio Vaticano II, quando o jovem Príncipe tomou estreito contato com a intelectualidade católica acorrida a Roma para o magno evento. Piloto civil, é um reservista da Força Aérea Brasileira.