Prioridade do novo diretor de Turismo de Brusque será a profissionalização da pasta
Sidnei Dematé assumiu o comando da Diretoria de Turismo na semana passada
A diretoria de Turismo de Brusque tem um novo gestor. Desde a semana passada, Sidnei Dematé é o responsável pela pasta e, em entrevista a O Município, falou sobre o seu planejamento para desenvolver o turismo na cidade.
De acordo com ele, o objetivo principal é reestruturar a secretaria. A intenção de Dematé, que já foi diretor de Turismo de Guabiruba e era o secretário-executivo do Vale dos Teares Convention Bureau, é trabalhar em conjunto com as entidades representativas do município. “Vou juntar as entidades que trabalham com o turismo de forma direta e indireta para fazer um planejamento estratégico do turismo”, diz.
Segundo ele, a prioridade é elaborar um novo plano municipal de turismo, já que o existente é bastante antigo e não comporta revisões.
Dematé também pretende profissionalizar os contratos da Diretoria de Turismo com os organizadores que realizam seus eventos no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof.
“Está com uma cara amadora ainda. Precisa ter um padrão. Acompanhando o desenvolvimento do turismo de Brusque eu esbarrei em muitos problemas pequenos, mas que se tornam grandes no andar da carruagem. Não gostaria que acontecesse isso futuramente. Fazendo essa padronização, resolve grande parte dos problemas que envolvem o turismo”.
No ano passado, o então diretor de Turismo de Brusque, Norberto Maestri, o Kito, já havia anunciado mais rigidez nos contratos com os organizadores de evento. De acordo com Dematé, essa mudança na forma de gerir os contratos foi uma solicitação do Conselho Municipal do Turismo. “Saiu do conselho como uma diretriz. Precisamos dar uma atenção especial ao pavilhão e nos arredores desse complexo turístico”.
Em fevereiro, O Município publicou reportagem sobre o planejamento do Turismo para os próximos dois anos, incluindo novas festas e a construção de um novo pavilhão. De acordo com o novo diretor, os projetos apresentados são bastante relevantes, entretanto, estão todos em fase inicial de elaboração e, por isso, dificilmente devem sair do papel ainda neste ano. “Tirando a revitalização da praça Barão de Schneeburg, que já começou, todos são ainda muito embrionários”.
Identidade do turismo de Brusque
Dematé diz que outra prioridade será o resgate da identidade turística de Brusque. Para isso, ele considera o planejamento estratégico da pasta essencial.
“Temos o turismo de compra, o maior acervo a céu aberto do mundo, o maior acervo de arte sacra da América Latina, as pessoas deixaram de dizer que isso é delas, de dizer que é brusquense. Queremos trazer de volta essa identidade”.
Para ele, o turismo de Brusque tem muito potencial, entretanto, precisa ser trabalhado de uma forma mais profissional. “Se aparece a cultura, aparece o turismo, se aparece o turismo, aparece o desenvolvimento econômico. Um é ligado ao outro. Temos muito potencial, mas precisamos trabalhar de forma profissional, junto com as entidades e a sociedade civil”.
Nova Fenarreco
Sobre a Fenarreco, principal festa da cidade, Dematé diz que haverá mudanças, principalmente no que se refere à percepção do público sobre o evento.
“Não vou dizer que vai trocar de 0 para 100, mas vamos tentar uma Fenarreco acessível. Não vamos inventar a roda, vamos usar o que temos, mas dentro de um padrão. Queremos que a população goste de ir pra Fenarreco, se sinta em casa, com preços justos. O principal será a humanização da festa. O que posso dizer é que terá mudança para melhor”.
Dematé descarta, a princípio, a terceirização da festa, como já chegou a ser cogitado anteriormente. De acordo com ele, questões burocráticas impedem que a festa seja passada para a iniciativa privada neste primeiro momento. “Futuramente, se der, por que não? Mas agora ainda vai ser a diretoria de Turismo a organizadora da festa. Vamos buscar alguns patrocinadores, mas nada definido ainda”.