O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Brusque, o Procon, tem registrado crescente demanda no número de atendimentos e pode ser conferida no relatório das principais ações realizadas pelo órgão ao longo de 2012 e também nos dois primeiros meses deste ano, divulgado nesta semana.
De acordo com informações do órgão, entre os dias 09 de janeiro e 14 de dezembro do ano passado, foram 23.356 atendimentos realizados pelo Procon de Brusque. Já neste primeiro bimestre de 2013, o número de atendimentos supera os 3900, com um crescimento de 4,2% em relação ao mesmo período de 2012.
O diretor geral da entidade, Fábio Roberto de Souza, revela que as maiores reclamações são relacionadas ao setor de telecomunicações (68%), que abrangem telefone fixo, telefone móvel, internet (fixa e móvel) e TV por assinatura. Em segundo lugar, as demandas relacionadas a problemas em produtos e em prestação de serviços, garantias, informações claras e precisas ao consumidor, quanto ao cumprimento de oferta e prazos de solução para o consumidor (21%). E em terceiro lugar ficaram as demandas relacionados a serviços financeiros e de crédito (11%).
Confira abaixo a relação de atendimento registrados nos meses de janeiro e fevereiro de 2013:
Janeiro – 2.007 atendimentos
– Protocoladas 231 Reclamações Fundamentadas;
– Realizadas 118 Audiências Conciliatórios;
– Realizados 3 atos fiscalizatórios;
– Autuadas 4 empresas;
– Aplicados R$ 21.500,00 em multas.
Fevereiro – 1.915 atendimentos
– Protocoladas 242 Reclamações Fundamentadas;
– Realizadas 151 Audiências Conciliatórios;
– Realizados 2 atos fiscalizatórios;
– Autuadas 3 empresas;
– Aplicados R$ 51.500,00 em multas.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Brusque