Procons divulgam empresas com mais reclamações no estado
Tabela dos 20 estabelecimentos refere-se aos que não atenderam as solicitações dos Procons
O Sistema Estadual de Defesa do Consumidor de Santa Catarina divulgou na última segunda-feira, 16, a lista das 20 primeiras empresas do estado que tiveram o maior número de reclamações fundamentadas não atendidas em 2014.
Ou seja, aquelas que não responderam as solicitações dos 88 Procons municipais.
Organizado pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), a tabela cumpre o artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor que estabelece a manutenção de cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores e serviços e também a divulgação anual dos dados.
O diretor do Procon de Brusque, Luis Carlos Schlindwein, explica que no Sindec existem duas categorias de reclamações, as fundamentadas e as não fundamentadas. As fundamentadas referem-se às que o consumidor tem razão. Isto é, a empresa descumpriu alguma lei do Código de Defesa.
Por outro lado, as reclamações não fundamentadas são as que o consumidor não tem razão e a empresa não descumpriu as regras. Dentro das fundamentadas, há duas subcategorias: as atendidas e as não atendidas. Segundo o diretor, quando o cliente registra uma reclamação fundamentada e a empresa responde à solicitação do Procon trata-se de uma reclamação fundamentada atendida. Quando a empresa não responde, trata-se de uma reclamação fundamentada não atendida.
“As duas, atendida e não atendida, vão para a lista nos seus respectivos grupos. As duas são publicadas pelos Procons municipais no Sindec. Desta forma, o Sindec calcula e análise os dados para publicá-los. Esses dados também juntam-se a dados de todos os Procons do país. Então o sistema pode publicar o resultado a nível nacional”, explica.
Bancos e financiadoras são as empresas que mais aparecem na lista. As reclamações relacionadas a ambas em Brusque, de acordo com Schlindwein, reduziram “significativamente”. A implantação do Sindec no município em junho do ano passado é apontado como principal responsável pela queda nas queixas.
“Ainda acontecem as reclamações por cobranças indevidas, pela questão dos boletos de quitação relativos às financeiras e pelas filas nos bancos. Mas tem diminuído. Nas vezes em que ainda ocorrem, o Procon tem combatido, também com o procedimento administrativo” diz.
Empresas com o maior número de reclamações não atendidas em 2014
1 Banco Itaú BMG Consignado
2 Banco BMG S/A
3 Banco BGN S/A
4 Banco Panamericano S/A
5 Pagseguro Internet Ltda
6 Banco Bradesco S/A
7 BV Financeira S/A Crédito Financiamento e Investimento
8 Banco Bradesco Financiamentos S/A
9 Brasil Telecom S/A
10 Estácio Participações S/A
11 Cassol Materiais de Construção Ltda
12 VRG Linhas Aéreas
13 Brasil Telecom Celular S/A
14 Banco Brasdecard S/A
15 Akatus Meios de Pagamento Ltda
16 Pec-Sul Consultoria em Desenvolvimento Ltda
17 Lojas Salfer S/A
18 Via Varejo S/A
19 Digibrás Indústrias do Brasil
20 Comércio e Indústria de Vidros Temperados Junior