Procura por vacina contra a gripe ainda é baixa na região
Expectativa é que busca pelas doses em Brusque e Guabiruba aumente nesta semana; em Botuverá, 61% do público-alvo já foi imunizado
A procura pela vacina contra a gripe ainda é baixa em Brusque e Guabiruba após duas semanas do início da campanha do Ministério da Saúde. A exceção é Botuverá: lá, 61% da população dos grupos prioritários já haviam sido vacinadas até sexta-feira, 28.
O Dia D de Mobilização Nacional ocorre no dia 13 de maio, um sábado. A meta é que seja vacinado pelo menos 90% do público-alvo em Santa Catarina, o que representa 1,6 milhão de pessoas.
A campanha iniciou no dia 17 de abril e segue até 26 de maio. Em Brusque, todas as Unidades Básicas de Saúde que possuem salas de vacina atendem a população das 8h às 16h30, fechando para almoço.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Danieli Martins informa que como as vacinas precisam ser armazenadas adequadamente, precisam ser recolhidas alguns minutos antes do fechamento da unidade.
No Dia D, todas as unidades de Brusque, até mesmo as que não tem sala de vacina, estarão vacinando a população em horário integral, das 8h às 17h, sem fechar para o almoço. Até o momento, das 29 mil pessoas que deverão receber a imunização, apenas pouco mais de 4,7 mil procuraram pela vacina.
Em Guabiruba, a meta é vacinar 3.129 mil pessoas e até sexta-feira apenas 785 haviam recebido a dose. A secretária da Saúde Patrícia Heiderscheidt informa à população que todas as unidades de saúde estão oferecendo a vacinação das 8h às 12h e das 13h às 16h30.
Na Policlínica do município, o horário é das 7h às 17h30, sem fechar para o almoço. “A procura ainda está bastante baixa, mas esperamos que a população se manifeste mais para que no dia D não tenhamos tantas filas nas unidades”.
A secretária de Saúde de Botuverá, Marcia Cansian, diz que a procura no município está boa, inclusive na semana passada chegou a faltar doses da vacina. Até sexta-feira mais da metade da meta já havia sido vacinada. “Geralmente no Dia D conseguimos atingir nossa meta, que é de aproximadamente 1,2 mil pessoas. A nossa população já está acostumada com a campanha e sempre se adianta”.
Ela explica que como a maioria da população prioritária no município é de idosos, muitos dos que são acamados recebem a dose apenas na última semana, quando os agentes de saúde vão até as casas aplicar a vacina.
Cobertura vacinal até sexta-feira, 28
Brusque
Guabiruba