Procurador critica uso de foto em publicidade da Prefeitura de Brusque: “Quem foi o retardado?”
Áudio foi compartilhado pelo prefeito Jonas Paegle no grupo da Secom nesta quarta-feira, 15
Áudio foi compartilhado pelo prefeito Jonas Paegle no grupo da Secom nesta quarta-feira, 15
O uso de uma foto de maneira irregular na campanha publicitária do IPTU 2020 da Prefeitura de Brusque preocupou a Procuradoria Geral do Município.
Na noite desta quarta-feira, 15, o prefeito Jonas Paegle encaminhou dois áudios no grupo de WhatsApp da Secretaria de Comunicação Social (Secom), voltado a envio de informações à imprensa, em que o procurador-geral Edson Ristow demonstra irritação com o uso da imagem do ator americano Terry Crews em publicidade. Os áudios foram apagados por Paegle poucos minutos depois.
Em uma das artes da campanha, a foto de Crews na série Todo Mundo Odeia o Chris é utilizada com a frase “Julius aprova”. Na trama, ele interpreta Julius, um homem preocupado em economizar dinheiro constantemente. A atração ganhou popularidade no Brasil ao ser exibida pela Record TV.
“Meus companheiros de secretariado, verifiquei essa identificação de pagamento de IPTU no site oficial da prefeitura com a foto deste cidadão, ator americano que é conhecido no mundo inteiro. Então eu pergunto: ‘quem foi o retardado que fez um negócio desse?’, porque nós não temos nenhum instrumento legal que nos permita utilizar imagem alheia em publicidade do nosso município. Gostaria que o responsável se apresentasse porque isso aqui vai dar muito pano pra manga. E nós estamos sujeitos, inclusive, a responder pela Justiça, em termos de indenização por dano moral, se houver persecução por parte do cidadão que teve sua imagem usada inadequadamente”, diz o primeiro áudio na íntegra. No segundo, o procurador apenas confirma o nome do ator.
Na sequência, em texto, Ristow pede ao prefeito que determine a retirada da publicidade do ar imediatamente.
O diretor-geral da Secom, Wilson Schmidt Junior, confirmou que a arte foi criada pela secretaria. “Estamos definindo junto ao governo a melhor estratégia de divulgação para o IPTU 2020, dentro dos meios comunicativos já premiados e amplamente reconhecidos, adotados pela equipe Secom Brusque”.