Procuradoria Eleitoral defende rejeição de recurso do ex-prefeito Ari Vequi; entenda
Pedido de anulação de decisão do TSE ainda será analisado pelo STF
Um parecer realizado pela Procuradoria-Geral Eleitoral defende o indeferimento de recurso da chapa do ex-prefeito Ari Vequi (MDB) e Gilmar Doerner (Republicanos), que tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A defesa de Ari e Gilmar pediu a anulação da decisão do TSE, que considerou abuso de poder econômico nas eleições de 2020. Eles e o empresário Luciano Hang também ficaram inelegíveis por oito anos.
Um dos argumentos da defesa é que eles foram legitimamente eleitos e que a cassação dos diplomas contraria a soberania popular. Eles defendem, ainda, que a chapa possui capital político próprio, com amplo apoio popular, independentemente da influência de Hang. Também sustentam que o rompimento abrupto da gestão compromete o desempenho da máquina pública e que a decisão do TSE, ao ter entendimento diferente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), promoveu “inviável reexame do conjunto probatório”.
Para o vice-procurador-geral Paulo Gustavo Gonet Branc, porém, o pedido da defesa de Ari e Gilmar não é plausível. Ele destaca que os argumentos suscitados na petição não justificam a intervenção do Superior Tribunal Federal (STF) e que a solicitação é prematura. Isto porque também foram pedidos embargos de declaração, que ainda não foram julgados pelo TSE.
“Nem mesmo ocorreu o esgotamento da jurisdição do TSE”, destaca.
O parecer do Ministério Público Eleitoral pode ou não ser acolhido pelo ministro Nunes Marques, relator do recurso no STF. Ainda não há data prevista para que o pedido seja analisado.
Leia também:
1. Calçada do Parque Linear é danificada antes mesmo do fim das obras em Brusque
2. Procon alerta para falsos e-mails enviados moradores de Santa Catarina
3. Juíza da Comarca de Brusque será investigada pelo Conselho Nacional de Justiça
4. Empresa dona de submarino com destino ao Titanic confirma que tripulantes morreram
5. VÍDEO – Rua coberta de barro provoca capotamento e queda de moto no Aymoré, em Guabiruba
Assista agora mesmo!
“Comunidade usa sino para espantar tempestades no Lageado Alto: