Procuradoria Geral quer concluir neste mês inquéritos de integrantes do PP
A Procuradoria Geral da República quer concluir até meados deste mês os inquéritos de integrantes do PP ainda pendentes de um arquivamento ou denúncia. Há gente em SC que, há tempos, tem seu “nécessaire” pronto para viajar para Curitiba. Lobby suíço Foi por conhecer a mais que conhecida indolência brasileira que o embaixador da suíça […]
A Procuradoria Geral da República quer concluir até meados deste mês os inquéritos de integrantes do PP ainda pendentes de um arquivamento ou denúncia. Há gente em SC que, há tempos, tem seu “nécessaire” pronto para viajar para Curitiba.
Lobby suíço
Foi por conhecer a mais que conhecida indolência brasileira que o embaixador da suíça no Brasil, André Regli, em visita a SC, pediu, nos seus encontros, sem cerimônia, que as autoridades estaduais façam esforços para concluir o acesso ao aeroporto Hercílio Luz, para que a empresa Zurich Airport AG, que recentemente ganhou a concessão do terminal, possa operar sem surpresas. Aliás, a concessão fez tão bem aos suíços que seu governo aprovou a abertura, até junho, de seu consulado em Florianópolis.
Desperdício
Será transferir para as operadores um ônus desnecessário, já que os modernos celulares oferecem todos os recursos possíveis, a promulgação de lei, pela Assembleia Legislativa – uma vez que o veto do governador Raimundo Colombo foi derrubado – exigindo a instalação de equipamentos de telefonia fixa adaptados às pessoas com deficiência visual, auditiva ou de fala, nos estabelecimentos de grande circulação de público em SC.
Quem indica
Lido, alhures, ontem, que o superintendente da Policia Rodoviária Federal no Mato Grosso, Kellen Nogueira, pediu a seu chefe, o diretor geral Renato Borges, dispensa do cargo devido a interferências políticas. Desde que Borges foi nomeado por Alexandre de Moraes (hoje no STF), seis estados tiveram seus superintendentes exonerados, inclusive SC. Os novos foram indicação política. Hum…
Cartas marcadas
Outro passarinho veio dizer que a coluna está absolutamente certa ao afirmar que a lista sêxtupla encaminhada ao TJ-SC pelo presidente da OAB-SC, Paulo Marcondes Brincas, com os nomes dos advogados que concorrem a vaga de desembargador pelo quinto constitucional, é figuração mesmo, só para seguir o ritual da lei. O novo desembargador estaria “eleito” há tempos. Há insinuações de que o apaniguado verá muita água no seu chope antes de envergar a toga.
Prós e contra
Como ex-delegado do Ministério do Trabalho em SC e profundo conhecedor do tema, o deputado estadual Darci de Matos (PSD) desafia quem lhe disser que direitos sagrados foram retirados dos trabalhadores na reforma trabalhista. A colega Ana Paula Lima (PT) respondeu dizendo que ele não estudou ou não foi suficientemente vigilante. Cita mudanças na demissão coletiva, no trabalho temporário, na hora-extra e transporte de empregados.
Privilégio
Calma com o andor que o santo é de barro. Projeto que tramita na Assembleia Legislativa cria um privilégio ao propor reconhecer a Associação Chapecoense de Futebol como entidade de utilidade pública. Seria mais democrático e justo se todos os clubes de futebol tivessem a mesma condição, que a desobriga de pagar alguns tributos, por exemplo.
À força
É de levante o clima contra o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que teve a iniciativa de incluir áreas territoriais já ocupadas de vários municípios do sul e da serra de SC, na ampliação do Parque Nacional de São Joaquim. O ICMBio, que não fez nenhuma consulta prévia aos maiores interessados, diz que o objetivo é conciliar um traçado viável do parque aliado ao turismo sustentável e educação ambiental. Não convenceu ninguém em mais que concorrida audiência pública, semana passada.
Licença dupla
Um servidor do Tribunal Regional Eleitoral de SC, pai de gêmeas, obteve o direito a um período de licença-paternidade igual ao da esposa, de 180 dias. O entendimento judicial foi que o nascimento de gêmeos requer a presença de mais de uma pessoa para o atendimento das necessidades básicas dos recém-nascidos.
Torcedor preso
Pela primeira vez em 11 anos de ação, o programa Justiça Presente, do MP-SC, decretou a prisão preventiva de um torcedor. Foi domingo, no estádio Ressacada, no jogo entre Avaí e Chapecoense. O torcedor avaiano, de 33 anos, após agredir seguranças e ambulantes, resistiu ao encaminhamento ao programa e lá fez ameaças de morte contra sua mulher, que o acompanhava, e também contra policiais militares e civis e à delegada de plantão.
DETALHES
- Depois de seis anos dormindo aqui e acolá, finalmente, terça-feira, foi admitida a proposta de emenda à Constituição, no Legislativo estadual, que acaba com a obscena concessão de aposentadorias e pensões a ex-governadores do Estado a partir de 2019. Não atingirá o governador Raimundo Colombo.
- Cara de pau é isso. Os ministros Ricardo Lewandowski, por suas ligações históricas com o PT, e Dias Toffoli, também amigo e ex-subordinado de Zé Dirceu, deveriam alegar suspeição para não julgar o caso.