Muitos profissionais que estão em busca de um emprego muitas vezes não são chamados nem para a entrevista por um motivo simples: currículos desinteressantes que não chamam a atenção de nenhuma forma. A verdade é que não existe um modelo de curriculum perfeito e impecável, mas existem várias formas de você conseguir despertar o interesse do recrutador e assim ter a chance de pelo menos se apresentar em uma entrevista de trabalho.

Especialistas na área afirmam que o currículo é uma das etapas mais importantes no processo seletivo e também uma fase eliminatória, por outro lado, um currículo bom é capaz de fazer um belo marketing do candidato e ajudar no processo de contratação.

Pensando na dificuldade das pessoas em conseguir um bom curriculum trouxemos algumas dicas que irão te ajudar na hora de redigir o seu documento.

Dicas que deixarão o seu currículo mais atraente

  • Faça uma parte de “Interesses” no seu CV

É importante que você coloque um pouco mais de você no documento para que o recrutador possa se identificar de alguma forma. Uma boa ideia é criar uma listinha de interesses, pode ser as coisas que você gosta de fazer de uma forma que tenha conexão com a empresa, assim você criará o link perfeito entre o seu perfil e a vaga ofertada.

  • Resumo

Essa parte não é obrigatória, especialmente se você colocar “Interesses, Habilidades/Competências” no seu currículo. Mas se mesmo assim você desejar pode colocar um breve e suscinto resumo, com no máximo 3 frases, que resuma de alguma forma o profissional que você é.

 

  • Formação + Experiências Profissionais

Essa é uma das partes obrigatórias e muito importantes no seu curriculum, então dedique um pouquinho de tempo e deixe bem claro toda a sua formação e experiência. Coloque sempre em ordem cronológica do mais recente ao mais antigo, tanto de estudos como de trabalhos já realizados.

 

  • Competências e Habilidades

Fuja daqueles blocos tradicionais de idioma e informática pois não são uma boa estratégia e os recrutadores também já estão cansados de lê-las. Foque em descrever os programas que você sabe utilizar, assim como o nível de domínio em cada um deles, isso é bem mais interessante. E quanto ao idioma não é necessário mencionar que você fala português mas, se domina alguma outra língua é importante mencionar e especificar o grau de domínio.

 

  • Outras experiências

Se você já morou fora do país, se já fez algum trabalho não remunerado, se exerceu alguma função em um negócio de família, tudo isso pode agregar informações ao seu recrutador, então mencione na parte de “outras experiências”.

 

  • Tamanho é documento, sim

A melhor opção para um currículo atraente e não cansativo é ter apenas uma página. Certifique-se que o seu documento tem todas as informações relevantes, mas que esteja suscinto e direto, nada de ficar enchendo linguiça, isso pode cansar o recrutador que certamente vai descartar o seu CV. Então tenha sempre atenção a esse detalhe.

 

  • Layout

O layout também é bastante importante, certifique-se de que a fonte escolhida é legível, que o tamanho da letra é agradável para uma leitura impressa e nada de “poluir” o arquivo com coisas desnecessárias. Opte sempre por fontes mais profissionais e sóbrias, nada de letrinhas muito desenhadas. Evite também usar em exagero o negrito, itálico e sublinhado – use-os apenas para destacar os subtítulos do texto.

 

  • Formatos digitais

Com a pandemia ficou cada vez mais comum enviar currículos por e-mail mas, é preciso se atentar a alguns detalhes nessa modalidade digital. Salve sempre o documento na versão PDF para enviar e tenha bastante atenção no nome colocado no arquivo na hora de salva-lo. Nada de “verão 3”, “Curriculum Vitae” ou algo assim. Prefira usar “CV+seu nome” pois assim ficará fácil o recrutador distinguir os currículos que vai analisar.

Agora que já tem todas essas dicas é só melhorar o seu currículo e conseguir o tão desejado emprego, boa sorte!