Produção de doces de Natal é opção para complementar renda
Dona Ilse Sapelli produz as bolachas pintadas todos os anos
Todo o fim de ano é tradição na casa de Ilse Cipriani Sapelli, de 69 anos, fazer doces de Natal. A receita, feita de cabeça, é uma herança de família indispensável para que o período natalino realmente tenha sentido para a moradora do bairro Cedro Alto, em Brusque.
Foi aos 11 anos, no bairro Vígolo, em Nova Trento, que Ilse aprendeu a produzir a bolacha pintada apenas observando o preparo cuidadoso de sua mãe. Desde então, a iguaria é feita com carinho especial no Natal. “No domingo à tarde, meu irmãos e eu fazíamos a bolacha. Vi a mãe uma vez ou duas e pronto”, conta.
Ilse afirma que o doce, além de ser melhor do que os comprados no mercado, reúne a família e faz refletir sobre o significado do Natal. Ela recorda que no dia 25 de dezembro era feita uma lata de bolacha, que eram comidas com um garrafão de licor, também caseiro, feito com cachaça, água, açúcar e essência. “Era a nossa alegria. A nossa festa de Natal. Não tinha graça sem”, lembra.
Ilse afirma que não costuma fazer os doces para vender e que não são fonte de renda. O significado nestes 58 anos é um só: aproximar a família. “Lembra da nossa infância, onde a mãe dizia que vinha o menino Jesus, não o Papai Noel. Era a felicidade completa. Sem a bolacha parece que não é Natal”, diz.
A senhora conta que o preparo é simples e os ingredientes baratos.
A abatedora Deisi Sapeli, de 21 anos, neta de Ilse, já está colocando em prática os ensinamentos repassados pela avó. Às vezes, ela produz os doces e afirma que é motivo de alegria perpetuar a tradição. “É uma satisfação. É o verdadeiro sentimento natalino”.
Receita
- 3 ovos
- 1 xícara de manteiga
- 1 xícara de banha
- 3 xícaras de açúcar
- 1 xícara de baunilha
- 1 xícara de leite
- 1 colher de salamoníaco
- ½ quilo de polvilho doce (para deixar crocante)
- Farinha de trigo para engrossar
Cobertura
- 1 clara de ovo
- 1 xícara de açúcar
- Açúcar de enfeite de várias cores
Modo de preparo
Bater todos os ingredientes na mão. A cobertura fazer na batedeira. Após, cortar com forminhas de doce e assar por aproximadamente 15 minutos cada uma. Depois de assado, passar a cobertura e deixar secar.
Quantidade: aproximadamente 100 biscoitos